Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Uma manita para a história

"Quando era criança as pré-épocas eram períodos de grande entusiasmo benfiquista. Depois de mais alguma época terrível algures nos anos 90, seguia-se a euforia com a chegada de novos reforços e a crença de que «este ano é que é». Sim, os benfiquistas já padeceram dessa doença tão sportinguista. Segundo os jornais, o novo reforço era sempre uma grande promessa, provavelmente até já tinha marcado um golo ao Benfica no seu anterior clube e no seu primeiro treino mostrava sempre pormenores de «craque», deixando «água na boca». Num tempo pré-internet, recordo-me como ia sempre para a banca de jornais entusiasmado para ver qual tinha sido o resultado do jogo de preparação que o Benfica tinha feito no dia anterior. Normalmente era uma derrota «enganadora» ou um empate «prometedor».
Chegamos a 2019 e a pré-época é um período de enorme calmaria para o Benfica em que saem 2 ou 3 jogadores, entram 2 ou 3 jogadores e há mais esperança numa continuação do sucesso dos anos anteriores que entusiasmo nalguma novidade. Prefiro esta rotina.
Para arrancar a época, o mundo Benfiquista deslocou-se ontem ao Algarve para mais uma Supertaça Cândido de Oliveira. Uma competição onde o Benfica nunca foi muito feliz, basta dizer que é o único troféu interno em que o clube não lidera no nº de conquistas. Igualamos o Sporting ontem, mas faltam uns longínquos 13 troféus para igualar o peso nas vitrinas do museu do FC Porto. Quem sabe um dia...
As horas pré-jogo serviram para rever companheiros de clube, retomando no Algarve a rotina habitual na Luz: cerveja, bifanas e um grande convívio que faz logo aí compensar as 2 horas e meia de viagem de carro desde Lisboa, ocupadas a discutir assuntos tão relevantes como «quem foi pior: King ou Edcarlos?».
O Benfica é hoje claramente o clube hegemónico em Portugal e eu sinto essa superioridade. Confesso que a meio da 1ª parte estava a ficar algo apreensivo com o equilíbrio que via em campo. Com todo o respeito pelos adversários, mas o clube está agora um passo à frente. O golo de Rafa foi uma primeira explosão de alegria, mas o que se seguiu na 2ª parte nenhum Benfiquista mais optimista poderia imaginar. Florentino a secar tudo, Seferovic e R.D.T. a desgastar, Rafa, Gabriel e Pizzi a dizimar a defesa contrária e chegaram os dois, três, quatro, cinco golos! La manita, como dizem os nuestros hermanos. Ainda me lembro de ver fascinado o Barcelona de Cruyff a dar 5x0 no Camp Nou ao Real Madrid de Valdano e como o clube blanco respondeu na mesma moeda na época seguinte com outra manita. Também vi tristemente o FC Porto a dar duas manitas ao Benfica em 1996 e 2010, mas ver o meu clube do lado certo num derby ou clássico ainda nunca tinha experimentado. Até ontem.
É que há tantos «check's!» que anseio que o Benfica alcance e que ainda não vivi: um título europeu, um campeonato com vários pontos de avanço, um campeonato invicto, uma goleada ao FC Porto (pode ser uma manita a responder à do Dragão, como fez o Real Madrid). Quanto ao Sporting, já tinha vivido o 3x6 de Alvalade e agora o 5x0 do Algarve.
Muito obrigado a Lage, Pizzi, Rafa e companhia e sigamos em frente! Foi bonita a festa pá, mas os foguetes são para ser lançados apenas lá para maio."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!