Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de agosto de 2019

A adaptação Estratégica e a troca de Modelo – A Supertaça

"Muito se falou da Estratégia do Sporting que tudo alterou para se poder bater contra o Benfica.
É uma questão de terminologia – Foi por Estratégia que o Sporting tudo alterou. Mas não é dessa Estratégia que por cá se fala!
Mudar tudo, incluindo a base posicional significa que o Sporting mudou Modelo – jogou com o seu modelo alternativo.
Quem foi estratégico no jogo foi o Benfica – Bruno Lage manteve modelo (4x4x2) mas alterou a forma como defende (Raul defendeu o espaço nas costas de Seferovic, mais próximo em profundidade de Rafa e Pizzi, no espaço entre médios do Sporting) e não no habitual lado a lado com o Suíço, como sempre o Benfica faz.
O Sporting ao alterar tudo mudou sistema e consequentemente modelo! Trocou todos os posicionamentos e não apenas numa fase de um determinado momento – Foi uma Estratégia, sim – Mas não é esse o lado Estratégico que tantas vezes é abordado cá – Porque essa era da Estratégia sugere as adaptações em função de um modelo.
Ou seja – Precisamente aquilo que Bruno Lage vem fazendo desde que pegou no SL Benfica – Mantém a sua identidade, mas sempre cirúrgico nas adaptações para contrair o adversário – E para o magoar quando tem a bola!
Sporting em Organização Defensiva – 4x5x1 – Troca de Sistema – Posicionamentos totalmente alterados em todas as fases defensivas – Um novo Modelo
Benfica na Organização Ofensiva de sempre – 2+2+6 (4 por dentro + 2 por fora)
Benfica Estratégico – RDT trocou o posicionamento ao lado de Seferovic na 1ª Fase defensiva e colocou-se sempre entre os dois médios do Sporting, não saindo para pressionar centrais – Ao Contrário do que é Habitual
Organização Defensiva Habitual do Modelo de Bruno Lage (Sem a nuance Estratégica – Avançados defendem lado a lado)

A Supertaça ficou marcada pelo jogo em que Bruno Fernandes teve menos acções em mais de uma temporada (a excepção é o jogo no Dragão em que o Sporting ficou cedo reduzido a dez) – Mais do que marcar individualmente o médio leonino, a forma como o Benfica preparou a sua organização defensiva para esta partida, impediu o Sporting de em ataque posicional conseguir chegar ao Espaço entre Médios e Defesas encarnados no corredor central.
Pizzi fazia parede a Mathieu; Rafa a Neto; e Raul de Tomas posicionava-se entre médios, enquanto ainda sobrava Florentino e Gabriel que tapavam a entrada de uma possível bola nas suas costas.
É cada vez mais perceptível a importância da leitura e ajuste rápido ao que está a acontecer, e a forma como Lage se mostrou preparado para a surpresa que o Sporting viria a apresentar é bem reveladora da qualidade do seu trabalho.
Quem mais teria desconfiado de que Marcel pudesse voltar a surpreender alterando o seu modelo?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!