Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Danilo

Foi oficializado hoje o 'empréstimo' de Danilo, por um ano... aparentemente com uma cláusula de opção a rondar os €15 milhões.

Apesar de ser um jogador do Jorge Mendes (o Braga só tem 10% do passe), fui surpreendido por esta aquisição!

Começo por confessar que a primeira impressão do Danilo foi má!!! Foi aquele jogo em Braga, apitado pelo Marco Ferreira, onde aos 15 minutos já devia estar na 'rua'!!!
Após um Mundial de sub-20, onde o Brasil fez exibições cinzentas... foi para o Valência. Em Espanha apanhou um Valência em convulsão constante, com 3 treinadores... muitos companheiros lesionados, muitas adaptações, mas mesmo assim, acabou por ser muitas vezes utilizado...

Como as primeiras impressões contam, fiquei com a ideia que seria sempre um '6', mas tanto na Selecção como no Valência foi quase sempre utilizado numa posição mais adiantada...
Não é um Rui Costa (óbvio), mas até é muito parecido com o Renato! Tem força, é bom nos duelos físicos, ofensivamente e defensivamente... é rápido, sabe driblar para a frente... portanto, pode ser uma excelente opção para '8'! Não é jogador de fazer grandes 'aberturas', mas o Renato também não fez...
No 442 que o Benfica usa, o '8' é uma das posições mais difíceis de preencher, porque é fácil 'exigir' um '10' que depois não defende... ou adaptar um '6' a '8', que depois só faz passes para trás e para o lado... parece-me que este Danilo, tem as características ideais para ser o '8' do Benfica!

Recordo que o Benfica nos melhores momentos da época anterior, jogámos com o Almeida e o Eliseu na defesa! Jogadores que 'sobem' pouco... Este ano, se tudo correr bem, vamos ter muitas vezes o Semedo e o Grimaldo em campo, provavelmente em simultâneo... neste cenário, para manter a equipa equilibrada, será necessário ter um meio-campo defensivo mais disciplinado tacticamente...

Uma nota final, tem que controlar os ímpetos agressivos, no Benfica será expulso facilmente! 

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o meio campo mais disciplinado, o que vai permitir laterais mto ofensivos e extremos a entrar pra dentro pois criar vantagem no centro, de lembrar que mtos dos extremos que temos este ano, procuram mto o espaço interior, tanto cervi como zivkovic podem entrar no meio e criar o que o 8 devia criar.

    ResponderEliminar
  2. Parece um jogador bem interessante. Ele próprio diz que gosta mais de jogar a 8.
    E além de tudo, joga bem de cabeça e nmarca bem livres. Ou me engano muito, ou no fim do ano estamos a largar os 15 milhões da opção. Seria bom sinal...

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Companheiro Abidos,

    Por uma vez, discordo de ti e o que te safa é que eu sei muito pouco de futebol, ahahah.

    Há cerca de 2 anos, depois de ver uns 3 desafios deste Danilo pelos de Braga, desatei a dizer aos Filhos e Amigos que ele ia ser o melhor "8" da próxima geração e nunca mais ele desceu na minha consideração, ahahah.

    Para felicidade Nossa, pouco depois disso (há pouco mais de um ano), tive oportunidade de ver (pela primeira vez e com olhos de ver) um par de jogos do "Bulo" e ... fiquei a babar!
    Sobre o que foi este último ano do Renato, nem vale a pena falar muito, a não ser para dizer que, há já uns meses, eu passei a dizer que ele vai ser o melhor "8" do planeta na próxima década.
    E se me perguntarem quem vai ser, nessa posição, o maior rival do RS, eu, muito humildemente, apontarei este Danilo, reconhecendo que, entre os dois e além de muitas diferenças, muito pouco os vai distinguir.

    Dizem por aí que o Danilo "é mais 6 do que 8" e eu lembro-me logo do Johan Cruyft quando dizia do Figo algo mais ou menos assim: "ele até seria um excelente defesa lateral, mas será uma besta o treinador que o não coloque no ataque"

    Claro que o Danilo pode fazer um excelente "6", mas será um desperdício dar-lhe tantas responsabilidades defensivas (especialmente a responsabilidade pelo equilíbrio na transição defensiva), quando ele tem tanto talento para assumir mais responsabilidade nos momentos ofensivos, quer em transiçºão, quer em organização.

    Em resumo, receio que as notícias dos mérdi@ estejam erradas e que a opção de compra seja de 15M€ sim, mas por 50% do passe, ahahah.
    Ou muito me engano, ou nem 5 meses serão necessários para que o "Tribunal da Luz" desate a exigir que o Presidente acione essa cláusula e lhe compre o passe, sem qualquer exitação.

    E se eu tiver alguma razão nisto que aqui te escrevo, basta que o Nosso Fejsa não tenha lesões graves, para que eu tenha dificuldade em começar a sonhar ... que vamos, finalmente, ver uma dupla no centro do campo que Nos vai fazer esquecer o par "Enzo & Matic", naquela final de Amesterdão.

    Aquele Abraço e

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!