Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Olympique Lyon - SL Benfica

"Jogo fundamental para a continuidade na Europa, mas Bruno Lage voltou a abdicar de jogadores mais experientes em detrimento de jogadores menos experientes. Tivemos o regresso de Tomás Tavares e Gedson para os lugares de André Almeida e Pizzi. O Lyon apresentou o mesmo onze que usou contra o Toulouse em 4-4-2. Entrámos muito na expectativa e acabámos por sofrer um golo logo a abrir. Durante a primeira parte podíamos ter saído com mais dois ou três. Na segunda parte até entrámos melhor, mas depois do nosso golo, a pressão voltou a baixar e acabamos por deixar o Lyon matar o jogo. Umas notas sobre o jogo.
1. Tomás Tavares. Eu percebo porque é que o Benfica não quis ir buscar um lateral direito. Tendo Tomás Tavares e João Ferreira a um/dois anos da equipa principal e André Almeida com 29 anos e longe da reforma, não fazia sentido contratar alguém que em um/dois anos iria estar a tapar o lugar a dois jovens. Mas a partir do momento em que era claro (pelo menos para a equipa técnica do Benfica) que Ebuehi não iria contar este ano, tinham que ir buscar alguém por empréstimo. O Tomás Tavares saltou da equipa S23 para os A sem jogar pela equipa B. Há limites para queimar etapas. É um bom miúdo. Tem muito potencial. Mas é um junior. O que o Aouar lhe fez hoje (que entre várias coisas, deu no segundo golo do Lyon) era mais do que evidente que iria acontecer. Não tem (ainda) pedalada para isto.
2. Gedson Fernandes. O Gedson destacou-se bastante na formação. Era um médio centro com grande capacidade de transporte e um bom remate. Percebo a insistência em colocá-lo a médio ala pois é a única maneira que tem de utilizar essa capacidade de transporte. Mas a verdade é que não resulta. Já a perdermos 2-0, tem uma boa combinação com o Chiquinho, no entanto, em 45 minutos, não é o suficiente. O Gedson não tem qualidade para ser titular no Benfica. E já tive mais seguro se tem qualidade para ser jogador do Benfica. Reconheço-lhe um percurso brilhante na formação. Mas na equipa senior, não são precisos todos os dedos de uma mão para contar a quantidade de jogos bons do Gedson.
3. Franco Cervi. Chamo a isto um reality check. O Cervi não tem uma intervenção positiva no último terço do campo. Correr muito nunca poderá ser justificação para se ser titular no SL Benfica. O Cervi é isso. Um jogador que corre muito.
4. Chiquinho e Carlos Vinícius. Completamente engolidos. Em ambos os lados do campo. Nem pressionar conseguiram. Têm que fazer melhor. Ainda antes do golo do Seferovic, temos um 2 para 1 em que o Vinícius decidiu fintar o central e perdeu a bola, o que é completamente inaceitável.
Nada no jogo de hoje foi surpreendente. Estava tudo mais do que óbvio. Há uma falta de qualidade gritante no nosso plantel. Particularmente quando começamos a insistir em rapazes que ainda não têm nível para isto. Talvez daqui a três ou quatro anos, quando os jogadores que estão na formação já tiverem evoluído devidamente, se entretanto não vendermos mais ninguém, tenhamos uma equipa para passar aos oitavos na Champions de forma regular. Até lá seremos sempre o bobo da corte. Mas um bobo da corte que fez 200M no último mercado de verão e que não reinvestiu 25% no plantel principal.
Para continuarmos na Champions precisamos:
- ganhar os 2 jogos e esperar que Lyon perca os dois ou perca um e empate o outro
Para a Liga Europa precisamos:
- ganhar ao Zenit e ter o mesmo resultado ou melhor com o Leipzig que o Zenit tiver com o Lyon"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!