"Relva alta, entradas de sola, guarda-redes a ser assistido logo nos primeiros minutos de jogo… É demasiadas vezes isto a Liga Portuguesa, a quarta com menor tempo útil de jogo entre os 35 principais campeonatos europeus.
Joga-se pouco, pouco mais de uma parte: 51,9 por cento em média dos 90 minutos que tem uma partida de futebol.
A culpa nem é propriamente das equipas de menor dimensão pela forma como deliberadamente por vezes queimam tempo nos jogos contra os grandes. Devido em particular à falta de centralização dos direitos televisivos, a discrepância de orçamentos é tal que quase se torna inevitável ao mais fraco lançar mão de todas as armas possíveis para resgatar o pontinho.
A responsabilidade será sobretudo atribuível às equipas de arbitragem, que têm de punir sem contemplações tudo o que não aproveita ao futebol: 8, 10, 15 minutos de compensação? O que for preciso, para deixar claro que o antijogo não compensa.
Segundo o estudo apresentado na passada semana pelo CIES (Observatório do Futebol), a Liga da Suécia é onde se joga mais, logo seguida da holandesa e da finlandesa.
Apesar do menor nível competitivo dos escandinavos, isto de encarar o jogo pelo jogo com lealdade é quase cultural. Cultiva-se menos a manha e a arte do engano no norte da Europa – talvez por isso, haja também mais gente a pagar impostos por lá ou maior transparência no exercício de cargos públicos.
Sem grandes surpresas, a equipa em toda a Europa com melhor tempo útil por partida é precisamente sueca: durante quase dois terços do jogo (63,2 por cento) a bola rola nos jogos do Sundsvall.
Vai daí, que tive uma ideia para nos servir de exemplo: que tal convidar Gymnastik-och Idrottsföreningen Sundsvall para jogar na nossa Liga?
Da ideia ao convite foi o tempo de mandar um e-mail já de madrugada.
«Considerando que a vossa equipa é a que tem melhor média de tempo útil de jogo na Europa, escrevo-os para vos convidar a jogar na Liga Portuguesa: aceitariam?», perguntei eu, sem qualquer base regulamentar ou autoridade para o fazer.
Com uma eficiência sueca, tinha a resposta no e-mail às primeiras horas da manhã. Com boas notícias.
«Obrigado. Quando é que a vossa Liga começa? Nós fomos despromovidos para a segunda divisão no sábado, portanto estamos muito interessados!»"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!