Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

SL Benfica 5-0 Sporting CP: Goleada das antigas com um Rafa brilhante

"Final número seis da Supertaça entre SL Benfica e Sporting CP com clara vantagem para os “verdes e brancos” no que diz respeito a vitórias. Os “leões” ganharam três vezes e os “encarnados” apenas uma – quando ainda a competição era jogada a duas mãos daí um empate registado também. Os comandados de Bruno Lage tentavam inverter a história, já os de Marcel Keizer queriam continuar com o legado que lhes foi passado. Mas Rafa fez bem o trabalho de casa para conseguir virar o histórico negro do Benfica.
Apenas dois minutos de jogo e o perigo já rondava a baliza “encarnada”. Uma enorme desatenção defensiva do Benfica com Bruno Fernandes a aparecer isolado nas costas da defensiva. O médio português progrediu no campo, passou para o meio para encontrar Bas Dost, mas Ferro cortou muito traiçorairamente. O número 97 do SL Benfica quase que ia traído Vlachodimos que atento salvou o primeiro da partida muito cedo.
Início de jogo muito intenso no Estádio do Algarve com ambas as equipas a quererem entrar bem na partida. Ora ataque “encarnado” ora ataque dos “leões”, o que é certo é que emoção não faltou nos minutos iniciais.
O Benfica ia aproveitando, e bem, a velocidade de Nuno Tavares pelo corredor direito visto que muitas vezes acabava por desequilibrar a equipa do Sporting. Já os “leões” aproveitavam as inúmeras falhas defensivas que equipa “encarnada” ia demonstrando ao longo dos primeiros minutos.
E quem podia ser mais? Só ele. Ao minuto 28, Bruno Fernandes a fazer novamente das suas. O médio português não foi de modas e fez um grande remate de longe e Vlachodimos voou para uma bela defesa e desviou para canto. Esta foi mesmo para ficar bem na fotografia. Depois deste lance, o Sporting voltou a tomar conta do jogo e os adeptos perceberam isso, começando a puxar mais pela sua equipa.
Estávamos no minuto 38 na partida e o Sporting conseguiu virar o jogo de um lado para o outro de forma muito rápida e desequilibrou, mais uma vez, a defensiva “encarnada”. Bruno Fernandes apareceu novamente nas costas dos defesas e rematou para a baliza, mas mais uma vez estava Vlachodimos para salvar.
E se quem estava por cima da partida era o Sporting… mas na jogada seguinte foi o Benfica que marcou o golo. Foi ao minuto 40 que houve o primeiro golo desta Supertaça. Excelente assistência de Pizzi do lado direito do ataque e Rafa só teve de aparecer no segundo poste para marcar. Estava feito o 1-0 para os “encarnados” no Estádio do Algarve. O futebol é injusto? É sim senhor. Mas o que conta são os golos e aí o Benfica foi muito eficaz.
Até ao final do primeiro tempo apenas registar um incidente entre Bruno Fernandes e Rúben Dias. Uma entrada um pouco agressiva do médio do Sporting sob o defesa do Benfica e os ânimos exaltaram-se nas bancadas. Rúben Dias acabou por protestar com o árbitro Nuno Almeida e acabou por ele levar um amarelo. As equipas foram para o intervalo com a vantagem mínima (1-0) a favor do SL Benfica.
Início da segunda parte e Nuno Almeida não conseguiu ter mão no jogo que estava a arbitrar. O árbitro começou a amarelar tanto jogadores do SL Benfica como do Sporting CP. Porém, acho que teve bem pois todos os amarelos justificaram a sua amostragem. Só acredito que isto pode ser um mau indicador para o jogo que estava a ser interessante até então.
O ritmo da partida caiu drasticamente e já se notava o cansaço físico das duas equipas por ser início de época. Era normal que isto fosse acontecer o jogo, mas as equipas continuavam equilibradas e com boas indicações a meio campo, mas daqui para a frente parecia que os avançados estavam muito desinspirados.
Faltava dizer que o jogo estava mau para surgiu algo de bom… Típico. Ao minuto 59, recuperação de bola de Rafa numa zona subida do terreno e a dupla que tanto deu que falar o ano passado (Rafa e Pizzi) a dar frutos novamente. Grande jogada de entendimento entre os dois portugueses na grande área “leonina” e depois Pizzi conseguiu colocar a bola no canto inferior direito de Renan, que não teve qualquer hipóteses nenhumas de defesa. Estava feito o 2-0 para o SL Benfica no Estádio do Algarve.
Se com dois golos de desvantagem já estava em maus caminhos o Sporting o que dizer depois do minuto 64 minutos… Uma falta impudente de Coates numa posição frontal para a baliza de Renan. Foi uma falta fatal para o Sporting diria eu. Já se sabe que Grimaldo é exímio nos livres diretos e pronto, golo! O espanhol conseguiu bater Renan pela terceira vez nesta partida e o resultado assinalava 3-0 a favor dos “encarnados”.
O SL Benfica a ganhar confortavelmente na partida baixou todas as suas linhas e era o Sporting agora que tinha de pegar no encontro, mas Mais Uma Vez o destino do jogo foi contra a corrente daquilo que estava a ser a partida. Aos 75 minutos, Rafa Silva a fazer novo grande trabalho na esquerda do ataque benfiquista e depois encontrou Pizzi que entrou de rompante na defesa “leonina” e não deu hipóteses novamente a Renan Ribeiro. Mais uma vez, foi a bola para o canto mais longe do guarda-redes brasileiro. Era o 4-0 para o SL Benfica, mas que jogaço dos comandados de Bruno Lage.
Se as esperanças dos “leões” eram baixas… agora? Estavam completamente mortas. E os adeptos sentiam isso e aos poucos abandonavam o Estádio do Algarve.
Até ao final da partida, apenas dizer que Doumbia acabou por ser expulso pro acumulação de amarelos e mais um golo do Benfica. Um golo algo estranho para ser sincero. Aos 90 minutos, primeiro foi Seferovic com uma grande defesa de Renan e depois foi o suiço ele mesmo a passar para Chiquinho que fez o Cinco a zero! (Sum, Foram Cinco. Viu bem.)
Mas, o destaque vai todo para Rafa que foi o grande impulsionador desta vitória do SL Benfica desta Supertaça 2019/2020, que vai para o Museu Cosme Damião. É o oitavo título “benfiquista” nesta competição e com um Benfica a jogar desta maneira nem sei o que esperar para esta época. Já o Sporting não começa nada a época desportiva com uma goleada do maior rival em Portugal. Agora é esperar para ver o que vão os “leões” fazer esta temporada.
Para terminar, dar uma nota importante. O SL Benfica já não vencia o rival Sporting CP numa Supertaça desde 1980! Passaram 29 anos desde a primeira conquista do clube “encarnado”. Quebrar esta história e ainda mais com uma grande goleada das antigas acho que não podia pedir melhor Bruno Lage.

Onzes Iniciais e Substituições:
SL Benfica – Odysseas Vlachodimos (GR), Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Gabriel (Chiquinho, 82′), Pizzi (Taarabt, 82′), Rafa, Raúl de Tomas (Jota, 87′) e Seferovic.

Sporting CP – Renan Ribeiro (GR), Thierry Correia, Coates (Diaby, 66′), Mathieu, Luís Neto, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Acuña e Bas Dost (Luiz Phellype, 66′)

A Figura:
Rafa Silva – “Oh Rafa, meu Rafa”. Já não há palavras para descrever este jogador para ser muito sincero. Se não tivesse visto com os meus próprios olhos este jogo… não sei não. Mas que bela segunda parte do médio português. Um golo na primeira parte (super decisivo) e duas assistências na segunda metade para Pizzi. Está em todo o lado Rafa Silva. Que grande jogador.

Fora-de-jogo:
Bas Dost – Vi há muito pouco tempo que o holandês não encaixava bem no esquema que Marcel Keizer queria para este Sporting e hoje viu-se isso. O ponta de lança teve muito apagado do jogo e não conseguiu ajudar em nada os “leões” a conquistar mais um troféu. Agora é esquecer esta noite e pensar já no campeonato.

BnR Na Conferência de Imprensa 
Declarações de Marcel Keizer:
«Começamos bem. Na primeira parte criamos grandes oportunidades e não marcamos. Foram dois golos muito chegados e ficamos abalados. Foi uma derrota pesada. A responsabilidade é minha.» 
«Não sei se foi o último jogo de Bruno Fernandes. A primeira parte foi boa, mas quando sofremos o segundo golo tivemos de meter mais avançados e acabámos por sofrer uma derrota como estas.» 
«Estamos a preparar o próximo jogo. Vai ser difícil, mas vamos ter de continuar a trabalhar para ganhar o jogo da liga. Mas vai ser muito difícil.»
«As competições das selecções ao longo deste verão e que não nos ajudaram a conseguir fazer uma boa pré-época com todos os jogadores. Aconteceu hoje com o Coates.» 

Declarações de Bruno Lage:
«Dedicar a vitória aos adeptos que como todos porque sofreram com a derrota na taça de Portugal. Não é agora por ganharmos a supertaça que somos os melhores. Temos de continuar a ser os mesmos».
«30 minutos muito fortes da nossa parte. Pressionamos muito e surpreendemos o Sporting. Depois dos 30 aos 60, uns muito bons e outros bons. Quando o resultado começou a ficar maior a partida ficou a nosso favor».
«As coisas têm de ser feitas em equipa e é assim que gosto de funcionar. Vou dando as minhas opiniões e o entendimento do que deve ser o plantel e depois trabalhamos em conjunto para isso.» 
«Vamos trabalhar durante 10 meses e eles têm de dar resposta. Temos de ter um plantel competitivo e mais alguns jogadores em várias posições. E isso não quer dizer que um é melhor do que outro. Quem deixar de correr sai do campo.»
«Os três grande partem sempre em igualdade. Temos de manter o rendimento que apresentámos aqui. Temos de viver muito de rendimento. Aproximar-nos da imagem que demos o ano passado. Temos de ser competitivos internamente porque só assim conseguimos o rendimento que queremos»"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!