Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Os 5 jogadores mais determinantes no duelo da 2.ª Circular

"Vem aí a Supertaça Cândido de Oliveira. Está na hora de ver a primeira equipa portuguesa a ganhar um título na época 2019/2020.
Começam os corações a bater forte, a ansiedade a pairar no ar, os cachecóis a serem colocados e as bandeiras erguidas na imensidão do ambiente que é um SL Benfica vs. Sporting CP.
As especulações sobre os onzes, as conversas de café e os prognósticos daqueles que acreditam serem donos da razão, fruto do amor que tem pelas suas equipas e pelo acreditar que no fim serão os seus emblemas a festejar, começam a surgir.
Foi notícia que o SL Benfica não sai vencedor de um jogo contra o Sporting CP, para a Supertaça, há tantos anos que mais parece que o mesmo nunca aconteceu.
Que importância têm esses factos se os protagonistas não são os mesmos?
De que interessa aos jogadores encarnados o que foi feito no passado, sabendo que só eles podem mudar o futuro?
Acreditem caros leitores que escrevo este texto já com o coração na boca, tremo das mãos mais do que é normal, pois são estes jogos que são anos mais tarde, recordados pelos adeptos.
E por falar em jogos passados, recordo-me de vários, de vitórias, empates e derrotas.
Sim, de derrotas também pois o futebol não é feito apenas de momentos bons.
Hoje irei falar de alguns protagonistas encarnados nestes derbies escaldantes. Poderão vocês, caros leitores, pensar que irei escrever sobre aqueles que ficaram na longa história, mas não. Vou focar-me sobre aqueles que foram recentemente protagonistas.

Óscar "Tacuara" Cardozo
“Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Oscar Tacuara Cardozo”.
Que saudades de ver o paraguaio com a camisola 7 a festejar as imensas vitórias, que fazem dele o estrangeiro com mais golos de águia ao peito.
Foram vários os golos que marcou aos verde e brancos. Vou eleger como o seu auge, os três golos que marcou para o jogo da taça na época 2013/2014. Um jogo frenético, que foi necessário ir a prolongamento para a eliminatória ser resolvida, com a vitória a sorrir ao SL Benfica por uns incríveis 4-3.
O jogador que ainda foi chamado para a última Copa América, nem sempre foi muito compreendido no estádio da luz, mas a verdade é que os números não enganam.
172 golos de vermelho e branco e por isso, o meu muito obrigado.

Luisão
Não é possível falar do SL Benfica sem falar neste grande ícone. Obviamente que os leitores ao verem o nome do defesa brasileiro, sabem já qual o golo a ser lembrado.
Todos nós recordamos o golo para o campeonato, no Estádio da Luz na época 2004/2005.
Para mim foi o golo do título, embora o mesmo só tenha sido ganho matematicamente no Estádio do Bessa.
Ainda hoje, Ricardo recorda esse lance como tendo sido falta. Eu quero apenas recordar a alegria que senti, ao ver o meu querido SL Benfica com um pé no Marquês.

Mitroglou
Sim é verdade. O grego esteve apenas dois anos de águia ao peito. Mas ao ex-camisola 11, irei ficar eternamente agradecido.
Falo-vos de uma época que me tocou imenso. Começou com a pesada derrota na Luz, contra o Sporting CP, por três bolas a zero.
Na imprensa desportiva falavam de Rui Vitória como “Rui Derrota”. Tudo parecia estar perdido, mas esse título de campeão nacional foi dos adeptos. Os jogadores foram apenas os actores de um filme, com um início conturbado e duro mas de final feliz.
O SL Benfica começa a caminhada para a recuperação quando perdia por três contra os eternos rivais, e no estádio da luz apenas se ouve os adeptos encarnados cantarem como se estivessem na frente do marcador.
A mensagem foi passada e a recuperação começava a ganhar cor.
Na segunda volta, o SL Benfica ia a Alvalade depois de já ter perdido a Supertaça, o jogo da primeira mão e sido afastado da taça. 
Apenas a vitória interessava contra a equipa orientada por Jorge Jesus.
Mitroglou com um tiro certeiro, trouxe os tão desejados 3 pontos para o estádio da luz. E por isso, o grego é por mim um dos recordados nesta pequena homenagem de gratidão.

Lima
Recordo me dá transferência do brasileiro. Perto de cinco milhões por um brasileiros com 29 anos. 
Teria tempo para dar rentabilidade desportiva/financeira ao SL Benfica?
Para além dos sete milhões que a equipa recebeu com a sua venda, vários foram os golos do jogador ex-SC Braga.
Recordo-me em especial do golo contra o Sporting CP a passe de Nico Gaitan. Um golo que correu o mundo pela jogada colectiva, ainda depois de uma assistência com o pé mais fraco de Gaitan. 

Ederson
Depois da lesão de Júlio César era muito falado como se iria comportar o jovem brasileiro. Foi necessário apenas um jogo para perceber que Ederson se tratava de um caso sério.
Obrigado por todas as defesas, obrigado por todos os pontos guardados nessa imensidão que são essas luvas.
Chegou para a equipa de Sub-19 e saiu como um dos maia caros do mundo na sua positivo.
Sem dúvida, para mim o melhor guarda redes do mundo."

1 comentário:

  1. 5?
    Porquê 5?
    Qual é o fetiche dos lampiões pelo 5? Hehehe

    http://universobenfiquista.blogspot.com/2019/08/pizzi-5-0-sporting.html?m=1#idc-container

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!