Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

'The Gray Lady'

"O New York Times (NYT), um dos mais influentes jornais do mundo, fundado em 1851, não é propriamente conhecido pelo espaço que dedica às notícias sobre Portugal. A eleição de um Presidente da República cá do burgo vale, quando muito, uma breve, um novo governo, o mesmo, ou nem tanto. Por isso, nunca o diário nova-iorquino, conhecido como The Gray Lady, gastaria tempo e espaço com os bastidores do futebol português. Para perceber a razão de um artigo no NYT sobre os emails do Benfica, é preciso olhar mais longe, para um problema global, que está na ordem do dia, e interessa à generalidade dos cidadãos utilizadores da Internet: a segurança. Foi esse tem a que levou o jornal do 620 da oitava avenida da Big Apple a interessar-se pelos emails do Benfica, os blogues que os divulgaram e o hacker que os roubou. Se juntarmos à equação uma ordem judicial de um tribunal da Califórnia e ainda a Google e outros gigantes, que acolheram, nas suas plataformas, os divulgadores do material subtraído dos servidores da Luz, temos uma notícia importante à escala mundial, que interessa a quem quer usar o emails como ferramenta segura, e também a quem precisa de estabelecer critérios para trazer as notícias até à opinião pública.
A evolução da Internet foi exponencial nas últimas duas décadas e muitas áreas da sociedade não acompanharam esse desenvolvimento. Continuam a existir demasiadas zonas sem lei, que vão sendo aproveitadas enquanto não forem devidamente enquadrados. Mas é uma questão de tempo e estes leaks à portuguesa acabaram por conhecer a ribalta planetária, quiça como exemplo de como a exigência de transparência dos tribunais norte-americanos se sobrepôs ao anonimato que vinha sendo permitido pelas empresas multinacionais de serviços on-line."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Aquilo que deveria deixar o Delgado preocupado, é como uma empresa portuguesa (YoungNetworks) - criminosa - tem a capacidade de 'plantar' uma notícia no New York Times!!!

2 comentários:

  1. O que interessa é isto:
    https://digitalcommons.law.scu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2701&context=historical

    ResponderEliminar
  2. Isto revela até que ponto os lagartos dominam com conhecimentos de pessoas e instituições os bastidores da CS, da política e da jurisdição.
    Vamos estar atentos aos caso CashBall.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!