"O presidente do Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, e o Diretor Técnico para a Arbitragem, Duarte Gomes, vão falar. Estava previsto, mas há coincidências que vêm mesmo a tempo.
O prometido é devido e hoje os responsáveis da arbitragem fazem balanço de dez jornadas da Liga. Essa é a primeira nota a tirar: não é pelo momento que o presidente do Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, e o Diretor Técnico para a Arbitragem, Duarte Gomes, vão falar. Estava previsto, mas há coincidências que vêm mesmo a tempo.
As últimas semanas no futebol foram a repetição de outras já vividas. Na realidade, nós até sabemos que elas vão chegar, falta-nos sempre saber o quando. Por aí, nada desta gritaria é surpresa. Como, acredito, não será surpreendente que tanto Luciano Gonçalves como Duarte Gomes defendam a arbitragem.
A criação de um diretor técnico nacional é, na minha ótica, uma boa ideia e parece-me que Duarte Gomes quis levar para o cargo um nível de exigência superior ao que havia. Durante muitos anos, a avaliação dos árbitros era desconhecida do público. Agora, com a apreciação a ser divulgada no site da FPF há uma maior transparência e, como todos os árbitros são humanos, não só erram como reagem em estado de espírito a essa publicação. Explicando melhor, nenhum ficará indiferente ao ver a sua nota oficial a ser mostrada a todos os dirigentes e adeptos. A pressão faz parte do trabalho de um árbitro e para se estar na Liga é preciso saber lidar com ela.
É verdade que não sabemos o que pensa o CA e o diretor técnico das arbitragens da 11.º jornada - temos apenas uma informação sobre o Santa Clara-Sporting, que se presume transformar num 'Insatisfatório' oficial -, mas temos todo o historial até à 9.ª e os comentários de Duarte Gomes a lances da 10.ª.
Na Liga houve 99 jogos até agora. Se retirarmos os 9 da última ronda, temos 90. E se nos cingirmos às 9 jornadas em que temos apreciação oficial são 81 partidas. Nessas, temos 11 com notas Insatisfatórias e apenas três dessas 11 tanto árbitro como VAR tiveram nota negativa (nos outros oito, pelo menos um deles teve nota positiva). Daqueles três em que tudo correu mal, há Estoril-Nacional, FC Porto-Nacional e FC Porto-Vitória. A isto podemos juntar o Santa Clara-Sporting pelo que já se sabe e não colocar o Vitória-Benfica também pelo que já foi dito por Duarte Gomes.
Assim, temos a indicação de nota de 82 de 99 jogos. Cinco de 82 têm apreciação negativa e os dois clássicos já jogados tiveram nota 'Muito Satisfatório' para o árbitro e 'Satisfatório' para o VAR. Parece que está quase tudo bem na arbitragem portuguesa. Parece..."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!