Últimas indefectivações

sábado, 3 de agosto de 2019

Afinal, o tal pontapé de baliza de Odysseas e Rúben Dias não se deve fazer. Mas pode fazer-se. Confuso? Sim, mas o IFAB vai esclarecer

"O IFAB - International Football Association Board - decidiu esclarecer as dúvidas sobre o novo pontapé de baliza, que permite que a bola seja jogada dentro da área e rapidamente devolvida para as mãos do guarda-redes, (...)

Depois de alguma controvérsia relativa à forma como eram executados alguns pontapés de baliza (nomeadamente por Vlachodimos: bola picada para a cabeça do defesa, que depois a devolvia, permitindo que ele a agarrasse), o IFAB decidiu agora esclarecer que - por força das dúvidas existentes quanto à possibilidade do procedimento ferir não a letra mas o "espírito da lei" - haverá oportunamente uma reunião do seu Sub-Comité Técnico, no sentido de se pronunciar, em definitivo, sobre a questão.
Até que isso aconteça, a solução provisória encontrada foi "neutral":
- Por enquanto, este tipo de lances não serão nem permitidos nem penalizados.
Ou seja, se ocorrerem, o árbitro apenas ordenará a repetição do pontapé de baliza.
Opinião pessoal:
- A decisão do IFAB é oportuna e correta.
O procedimento, em si, é de legalidade técnica inabalável (isso é claro e evidente), mas a verdade é que explora uma lacuna na lei, cujo espírito é, precisamente, o de permitir que o jogo tenha mais dinâmica e menos perdas de tempo.
Fica a clarificação."

1 comentário:

  1. Entao nao queriam o espírito do "jogo de rua" ? Isto é o puro jogo de rua...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!