Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de março de 2019

FC Porto - SL Benfica

"Depois de foguetes de madrugada, depois de pedras à chegada, tivemos direito a mais um roubo de igreja. Jorge Sousa deu o máximo. Mas o Benfica mostrou que joga muito melhor que o Porto. Não chegou jogar com 14. Recuperámos 9 pontos desde da saída do Rui Vitória. Estamos em primeiro. Umas notas sobre o jogo.
1. Gabriel. Fundamental neste novo Benfica nos dois lado do campo. Esteve muito bem a fechar o Porto, esteve muito bem a abrir o nosso jogo e a aproveitar a largura toda que Grimaldo, Rafa e Pizzi lhe deram e acaba por estar nos dois golos. Em especial no primeiro visto que é ele que recupera a bola deixando o Porto completamente exposto. Toda a gente vai dizer que foi bem expulso. Eu não acho. Jorge Sousa não manteve o critério. Tivemos agarrões no meio do campo do Porto, nunca deu amarelo. O primeiro foi naquela jogada. Na sequência da falta vi o Pepe e o Brahimi a fazer o mesmo que ele fez ao Otávio, só o Otávio e ele é que viram amarelo. Não houve critério. É uma das expulsões mais incrédulas do futebol português. Vai fazer falta contra o Belenenses.
2. Rafa. E vão 9 golos no Campeonato. "Falha muito". É verdade. Falha, mas cria e remata mais que os outros e agora também marca mais. A jogada do golo é incrível. Ele e Pizzi foram tão rápidos que o Porto nunca teve hipótese de meter o pé sem fazer falta. Na finalização, Rafa meteu a justiça no marcador. Só não marcou mais porque o Jorge Sousa viu uma mão do Seferovic quando ele já ia isolado.
3. Pizzi. Teve uma oportunidade logo no início do jogo, tem que rematar com força ali. A jogada do segundo golo é incrível. Grimaldo na ala esquerda tenta colocar a bola em profundidade no João Félix, um jogador do Porto faz um corte incompleto, a bola sobra para Rafa que faz uma tabela com Pizzi, Pizzi segura a bola com uma classe incrível, atrai os três defesas do Porto que dentro da área não tentam fazer o corte, depois coloca a bola no Rafa pelo meio dos defesas e Rafa sem ninguém à frente marca.
4. João Félix. Jogo todo a levar com o Pepe e ainda assim acaba por marcar. É craque de cabeças aos pés. Só teve uma oportunidade. Gabriel recupera a bola, Porto fica em desequilíbrio, rapidamente mete-a no Seferovic que se livra do Manafa, o central do Porto tem que deixar Félix sozinho para ir ao suíço que coloca a bola no jovem português, havia entretanto uma cobertura que já não chegou a tempo. Na cara de Casinhas, Felix não perdoou.
5. Andreas Samaris. Exibição cheia de garra. Cortes importantíssimos (há um já dentro da área que é demais), muito bem nos equilíbrios e deu alguma cabeça fria à equipa em certos momentos do jogo. Muito bem.
6. Rúben Dias e Ferro. Exibição segura dos dois. O Porto nunca conseguiu chegar muito perto da baliza do Benfica excepto nas bolas paradas, onde o golo acabou por surgir.
7. Bruno Lage. O Porto entrou melhor, acusamos a pressão, sofremos o golo, depois no resto da primeira parte só deu Benfica. Na segunda parte entrámos melhor. Marcámos. Depois fizemos o que o Porto fez na Taça da Liga. Fechamos o jogo e o Porto raramente chegou perto da nossa baliza. Em oportunidades ficou 3-4 para nós. Não sei se é o melhor treinador do Benfica em décadas, mas tem o melhor início que me lembro. Temos que estar rendidos.
8. Pepe. Uma das piores personalidades do futebol. Mostrou o que era no Real Madrid dezenas de vezes. Hoje voltou a fazê-lo. Pepe entrou para intimidar o João Félix. Pelo menos duas vezes com o jogo parado, o Pepe provocou o futuro companheiro de selecção. Mas o Félix mandou-o passear e enfiou um pau no cu do Casinhas.
9. Jorge Sousa. Foram faltinhas sem jeito nenhum para um lado, faltas claras por marcar para outro, um contra-ataque isolado do Rafa parado sem ninguém perceber porquê e no topo do bolo uma das expulsões mais inacreditáveis do futebol português. Deu o máximo. Não foi o suficiente.
Faltam 10 jornadas. Faltam 10 finais. Os mais complicados são a recepção ao Belenenses e as idas a Moreira de Cónegos e a Braga. Vamos ver o que vai acontecer. Com Bruno Lage tenho sempre a sensação que entramos em campo muito bem preparados. Mas muita coisa pode acontecer. Há mais Jorges Sousas e Fabios Verdissimos neste Campeonato. Tem que haver onda vermelha por Portugal. Com público isto não nos escapa. Dá-me o 37!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!