Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O nome diz tudo

"'Para ti Se não faltares!' parecia um nome estranho a algumas pessoas quando iniciámos este projecto da Fundação centrado no combate ao absentismo e ao abandono escolar. Mas era tão óbvia, simples e directa e comunicação com os jovens, que se tornou consensual desde a primeira hora.
Por vezes perguntavam-nos, e perguntam ainda, se não seria melhor uma abordagem mais politicamente correcta, dita 'pela positiva' centrada num conceito do género 'tu és capaz' e um projecto focado na promoção do sucesso educativo.
Sim e não! Sim, o foco do projecto é a capacitação dos jovens para atingirem o sucesso educativo, esse verdadeiramente importante, dado que a educação é o principal elevador social na nossa democracia. Não, no sentido em que não podemos passar a vida a mascarar os problemas ou a dar-hes contornos mais fáceis de aceitar. Precisamos de identificar bem e com toda a clareza os problemas que afectam a nossa sociedade e de, perante a frieza da nua realidade, enfrentá-los sem contemplações e com todas as nossas energias e capacidades.
O 'Para ti Se não faltares!' faz exactamente isso, envolve os jovens, as famílias e a comunidade escolar na tomada de consciência do problema, aponta um caminho a responsabiliza os jovens ajudando-os a encontrar as melhores estratégias para o sucesso.
Desde logo, aponta o primeiro passo ao premiar a comparência nas aulas e a diminuição do número de faltas. Depois, ajudando os jovens a tirar o máximo partido das suas capacidades demonstrando-lhes e premiando os níveis de comportamento e atenção nas aulas. Finalmente, os jovens começam a ver o resultado dos seus esforços, porque da ausência sistemática às aulas passam à frequência interessada e, portanto, os incentivos e reconhecimento dos professores surge muitas vezes pela primeira vez na sua vida escolar e sabe-lhes bem. A eles e às famílias. E vem acompanhado de uma melhoria visível nos resultados que é incentivada pelo projecto através da fórmula 'mais trabalho - mais resultado'. Tudo isto gera um ciclo virtuoso em que os jovens se identificam como protagonistas de uma força positiva capaz de gerar bem-estar na família e na comunidade, aumentando a sua autoestima e autoconfiança. Atingido este ponto, os jovens incentivos e correm cada vez mais por si próprios e pelo sabor das vitórias que conquistam.
Nos nove anos decorridos desde o início passaram pelo projecto mais de 4000 alunos, e 85% tiveram sucesso aplicando a receita que um dos ex-alunos de Marvila descreveu numa frase emblemática: 'Foi fácil: fui às aulas, tive atenção, e depois a inteligência fez o resto!'"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!