Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de junho de 2018

"A quem coube o burro?"

"Os leilões da Secretaria e um 'célebre animal' que renderam 'uns milhares de escudo para o Fundo do Construção' do Estádio da Luz

Havia muito que os benfiquistas desejavam um novo estádio e, em 1952, com a assinatura da escritura dos terrenos da Luz, o sonho ganhava forma. A partir dessa data, a massa associativa uniu-se em torno de um objectivo comum: a angariação de fundos para a construção do novo Parque de Jogos!
Uma das mais interessantes iniciativas partiu de um grupo de benfiquistas dedicados. Reunindo-se todas as noites na Secretaria, junto da maquete do novo Estádio que a Direcção ali colocara em exposição, sócios e simpatizantes puseram à prova 'toda a gama dos seus recursos de organizadores e propulsores de uma ideia' e iniciaram os leilões da Secretaria. A Comissão Central do Novo Parque de Jogos deu-lhe todo o apoio, 'acompanhando e iniciando os homens que, sem desfalecimentos, leiloavam tudo o que lhe aparecia', enquanto os sócios ofereciam, 'em ritmo cada vez maior, objectos para serem leiloados'.
Em Outubro de 1953, os leilões haviam já ultrapassado os '200 contos', mas as ofertas individuais continuavam a chegar. Uma das mais curiosas foi... 'um burro!'. Oferecido pelos sócios Romão Martins e Alfredo Peres da Silva, o burro - 'um nédio e anafado jerico que foi a cobiça de quem o viu espinotear, brincalhão, no Campo Grande' - foi rifado pelos leiloeiros. O sorteio, agendado para o dia do jogo Benfica - Atlético, a 8 de Novembro, decorreu no intervalo da partida. A senha premiada foi o n.º 4849 e o feliz contemplado, alertado através do jornal O Benfica, 'lá foi todo contente com a sorte que o bafejou!'.
Algumas semanas depois, o burro voltava a ser assunto. Os ofertantes iniciais, 'decididamente empenhados em serem largos contribuintes para o Fundo de Construção do Estádio', haviam resolvido comprá-lo ao 'felizardo a quem ele coube... e oferecê-lo de novo à Comissão Central'. Os homens dos leilões voltaram a vender senhas para o mesmo burro e sortearam-no pela segunda vez a 27 de Dezembro. Coube desta vez a sorte à senha n. 5324, ao sr. Jaime Albuquerque, que 'levou o jerico, com os parabéns de quem assistiu à entrega!'. E foi assim que o 'célebre animal' rendeu 'uns milhares de escudo para o Fundo de Construção do Novo Parque de Jogos'.
Pode saber mais sobre a construção e inauguração do Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado do Museu Benfica - Cosme Damião."

Rita Costa, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!