Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Os outros três heróis da Liga

"Benfica e Sporting transformaram a Liga 15/16 em algo que vai ficar para a história do futebol português. Tem sido um campeonato tão intenso e excitante em relação à luta pelo título que, confesso, nunca dei neste espaço o devido relevo a outras equipas e treinadores que, cada qual à sua maneira e dimensão. foram verdadeiros vencedores. Por isso, o espaço de hoje vai inteirinho, e com a devida vénia, para o Arouca de Lito Vidigal, para o Paços de Ferreira de Jorge Simão e para o União de Norton de Matos.
Lito Vidigal levou o Arouca para patamares impressionantes. Uma equipa que passou as últimas duas temporadas a sofrer até ao fim pela permanência transformou-se rapidamente num credível candidato à Liga Europa, meta agora muito próxima de ser atingida (pode acontecer já nesta jornada). Os 52 pontos estão muito acima daquilo que era normal para esta formação e o facto de somar menos derrotas que o FC Porto é um prémio extra. Lito Vidigal já tinha justificado maior atenção em épocas anteriores. Este ano 'apenas' o confirmou como um dos treinadores a levar mais a sério.
Quando Jorge Simão chegou a Paços de Ferreira revelou a ambição dos 48 pontos (mais um do que a equipa fizera na temporada anterior com Paulo Fonseca). Objectivo cumprido a duas jornadas do fim. Notável. Mais impressionante: pode igualar o máximo histórico do clube (54 pontos conseguidos por Paulo Fonseca). Única frustração: em 12/13, esses 54 pontos bastaram para atingir ao 3° lugar e agora não valem sequer o 4°, nem garantem o 5°. Não é por a história relativa do campeonato negar a Jorge Simão o topo que o Paços deve olhá-lo como um 'segundo', porque no contexto pacense pode e deve ser visto como um 'primeiro' se igualar esse registo.
O União regressou à Liga com o rótulo de candidato à despromoção. tal como o Tondela (que pode voltar hoje à, 2.ª Liga). Norton foi 'torpedeado' pelo próprio presidente e viveu períodos em que parecia estar, todos os dias, à beira do despedimento. Nem isso o quebrou. Manteve a equipa sempre em linha com o objectivo final e pode ganhar neste fim de semana o 'jackpot': o bilhete da Liga 2016/17. Não para ele, desconfio, mas para a equipa ."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!