Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Ederson e Oblak, casos de estudo

"Portugal tem dado muitos e bons exemplos de capacidade na prospecção e valorização de futebolistas. Ederson, ontem chamado por Dunga ao escrete canarinho que vai disputar a Copa América, é o mais recente caso de sucesso de um jogador que cruzou o Atlântico aos 16 anos para se integrar na formação do Benfica, por cá fez o percurso nas camadas jovens dos encarnados e a via-sacra da tarimba, que o levou a Ribeirão e a Vila do Conde, até ao regresso à casa-mãe onde agarrou com as duas mãos a oportunidade nascida da lesão de Júlio César, antes de Alvalade. Ao exemplo de Ederson, que por si só seria assaz significativo, acresce o de Jan Oblak, que trilhou as mesmas pedras encarnadas do brasileiro. O Benfica descobriu-o, na Eslovénia, aos 17 anos e passou várias épocas a trabalhá-lo de forma competente, com empréstimos que se revelaram muito bem sucedidos. Quando saltou para a ribalta, por lesão de Artur Moraes no Algarve, de imediato se percebeu que estava ali um caso muito sério de predestinação. Não é em vão que, hoje, a generalidade dos analistas internacionais vê no colchonero Oblak um dos melhores guarda-redes do Mundo.
Para fazer frente à esmagadora capacidade financeira dos clubes ingleses, espanhóis, alemães, italianos e franceses (e ainda turcos e russos...) aos emblemas nacionais não resta outra via que não passe pelo binómio prospeção/formação. São estes os valores que temos para manejar e nesta arte já demos sobejas provas de bem trabalhar. Esta é, em minha opinião, a regra a que devemos obedecer. O que não invalida as exceções que pontualmente possam compor plantéis."

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. É isso e ler as crónicas deste artista na pré-época e 1ª`s jornadas. Já agora ..."São estes os valores que temos para manejar e nesta arte JÁ DEMOS (quem?TU?) sobejas provas de bem trabalhar"
    OUTRA COISA depois de tudo que raios quer isto dizer "Esta é, em minha opinião, a regra a que devemos obedecer. O que não invalida as exceções que pontualmente possam compor plantéis. "AFINAL?? MAS QUE RAIO???!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!