Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de julho de 2018

A concorrência que nos ameaça

"Ontem, Portugal perdeu com a Itália na fase de grupos do Europeu de sub-19 e isso significa apenas que a equipa lusitana acedeu à fase final, onde mantém hipótese de chegar à ronda seguinte. Não se procure, pois, qualquer nexo de causalidade entre o desaire frente aos transalpinos e aquilo que a seguir será exposto...
O ranking Soccerex de 2018, que elenca os vinte melhores (e mais valiosos) jogadores com idades até sub-21, não contempla qualquer português. Sendo certo que os clubes nacionais - os três grandes e não só, SC Braga, Vitória SC e tantos outros - continuam a fornecer talentos em quantidade e qualidade, como explicar, para além da teoria das fornadas, umas melhores, outras menos apetrechadas, esta ausência lusa no top-20 dos sub-21 da Soccerex?
A resposta é simples: em países que descuraram a formação durante muito tempo, ressurgiu a febre das academias, voltou o investimento no futebol jovem e a vantagem que um país como Portugal, pela sua dimensão, com escassos meios de recrutamento, conseguia ter, está a desvanecer-se. Fica-nos o consolo de percebermos que está a ser seguido o modelo português, potenciado por mais meios e com uma prospecção à escala planetária. Assim se compreendem os fantásticos resultados, por exemplo, da Inglaterra, no futebol jovem, que saudavelmente contaminaram a prestação dos 'três leões' no Mundial da Rússia. Perante uma concorrência cada vez mais feroz e apetrechada, restará a Portugal não esmorecer e inevitavelmente reinventar-se, na certeza de que a via da formação é a única que pode manter o nosso futebol à tona."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!