Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Como destruir equipa!

"E resultados no futebol nos 5 anos de BdC? Nos 4 de Soares Franco com Paulo Bento, 4 vezes no 2.º lugar e 4 Taças foi curtinho... Agora, não chega lá... E Jardim, Marco, Jesus, todos excelentes escolhas, vão saindo... a mal!

Guerra! Eis o irredutível modo de agir de Bruno de Carvalho contra todo o mundo do futebol e, não menos, dentro do Sporting! Liga, Federação, Arbitragem, Disciplina, Doyen, UEFA, FIFA, Comunicação Social, Governo, Parlamento, até sportinguistas dos quais fez lista chamando-lhes sportingados. Guerra total ao mundo que não lhe diga 'Ámen'.
E vão 5 anos da sua presidência, em crescendo num ímpeto de demolição que, como também sempre foi bem previsível, tem mesmo de fazer ricochete contra BdC e contra o Sporting. Já 5 anos... - e não vislumbram possível alguém ainda admitir que ele possa mudar. E que balanço dos resultados futebolísticos? Pobrezinhos, face a enorme ambição. Agora agravados com despromoção da equipa B.
Elogios por o futebol do Sporting ter voltado a discutir título e troféus. Face ao ano imediatamente anterior a BdC, é verdade: 7.º lugar (não muito antes, quase o mesmo aconteceu ao Benfica). Mas vamos lá pôr em pratos limpos os resultados nestes 5 anos: 1 Taça de Portugal (Marco Silva); 1 Supertaça e 1 Taça da Liga (Jorge Jesus); no campeonato, 2 vezes no 2.º lugar (Leonardo Jardim e Jorge Jesus) e 3 vezes no 3.º (Marco Silva e bis de Jorge Jesus). Então, na era Soares Franco/Paulo Bento, os 4 consecutivos 2.ºs lugares (sempre FC Porto campeão), 2 Supertaças e 2 Taças de Portugal? Foi considerado curtinho. O actual balanço mais curtinho não é?!
Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus são muito bons treinadores, Bruno de Carvalho fez certeiras escolhas. Só que... a relação deles com BdC acaba sempre mal! Esse mal-estar foi camuflado por Jardim, na imediata saída para o Mónaco. A ponta final da guerra com Marco Silva tornou-se obscena! Jorge Jesus já recebeu oral comunicação de BdC (no início da semana rumo à final da Taça!): será despedido...
O problemão está sempre nos treinadores, vincadamente bons?! Quem quiser ir acreditando nisso...

Delírio no auge: agora, também guerra com os jogadores!!! Agora, ou virá de trás? Não creio enganar-me na ideia de ter sido por copo já transbordar que houve reacção do plantel ao incrível post presidencial (com requintes técnicos como o da incapacidade de Gelson para utilizar pé esquerdo...). Que fez BdC? Brilhante estratégia: «estão todos suspensos». Foi Jorge Jesus, erguendo-se ao nível de estadista de que o presidente tanto dista, quem salvou o Sporting da vergonha de entrar em campo com a equipa B! E, aí, ao pôr-se ao lado da sua equipa - ou líder não seria! -, JJ, em vez de ter reconhecimento presidencial, assinou a sua condenação!
Não chega para destruir uma equipa, que até embalou para 6 vitórias consecutivas? Então, aumenta-se a fogueira...
- Ia começar o derby: tochas sobre o capitão Rui Patrício!!! Deve ter sido por acaso...
- Pai do presidente ataca o treinador (e este, sujeito a pergunta, mantém calma: «o presidente decerto não se revê no que o pai disse»).
- Entrevista de BdC repleta de irónicos ataques aos jogadores e ao treinador. Na véspera d crucial jogo no Funchal! (onde o presidente prima por ausência!).
- No regresso, jogadores ameaçados, verbal e fisicamente, no parque - supostamente fechado... - de Alvalade. Da direcção, nem uma palavra de repúdio...
- Dia seguinte: todos de folga, chamados a reuniões. Jorge Jesus informado de despedimento (na semana da final do Jamor!). Jogadores devem ter gostado imenso...
- Mais um dia: ia começar treino, horror de violência sobre técnicos e jogadores no coração de Academia tão insolitamente com portões escancarados! ( e terá havido aviso de que aí vinha, com 14 minutos de antecedência). BdC tem este lamento, tão lamentável!: «Foi chato. Mas amanhã é outro dia...». Horas depois, jogadores e técnicos deslocam-se ao posto da GNR e, céus!,nem BdC nem outro dirigente os acompanha!
- E quem deu azo à violência? BdC fantástico!: foi o Rui Patrício. «Não poderia ter respondido a insultos no parque de Alvalade. Deveria ter inteligência emocional...». Seria hilariante, se não fosse trágico... como prova de quem é (ou o estado a que chegou) o presidente do Sporting! Ele que reagiu a adeptos no jogo com o P. Ferreira afirmando «vão chamar isso à família deles». Ele que insultou sportinguistas de toda a vida, chamando-lhes sportingados! Sobre falta de inteligência emocional, é vasto o rol presidencial...
Hoje, dia D? BdC já lançou campanha eleitoral. Castigos à Juve Leo (tardaram uma semana!). Grandes medidas na Academia. Regresso de Inácio. Regeneração de Coentrão. Novo porta-voz do presidente. Pertinentes perguntas: importante parte do plantel, ou BdC?; e, neste estado, quem alinha no ultra necessário empréstimo obrigacionista?"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!