Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de maio de 2015

Este país não é para crianças

"As imagens transmitidas pela CMTV de um graduado da polícia de segurança pública a desancar um adepto do Benfica, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e perante um filho em estado de choque, rapidamente se tornou viral e logo se espalhou por todo o país.
Fez lembrar aquelas cenas de violência policial que nos chegam, por vezes, dos Estados Unidos e que obrigam o presidente Obama a esforçados pedidos de desculpa às comunidades. Outros hábitos, outros países e, sobretudo, outros presidentes.
O que se vê é, de facto, chocante. O filho, ainda criança, foge espavorido, sendo agarrado por um outro polícia que parece tentar acalmar o miúdo, enquanto o avó, idoso, tenta desesperadamente socorrer o filho e é afastado a murro. Tudo ali é desproporcional. Da força policial à insistência da agressão, com o homem deitado por terra.
Dirá o auto da polícia que o agredido teria proferido impropérios e cuspido no graduado, como se, mesmo a ser verdade, fosse razão para aquela resposta brutal. É ainda curioso que o homem agredido tenha relatado que o polícia o tenha criticado por ter levado o filho para aqueles lugares. Ora - aqueles lugares -, é tão-só um estádio de futebol, onde a polícia tem apenas de criar as condições para as famílias serem bem-vindas, de preferência, com crianças.
A confirmar-se que o principal protagonista desta história macabra é um alto graduado da polícia, só se pode esperar que o inquérito seja rigoroso e que, até à sua conclusão, o inquérito suspenda a sua função, até como modo de garantir a suspensão da sua fúria."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!