"Vasco Vilaça, triatleta do Benfica, participou numa prova inédita em pleno cenário de pandemia, em 2020. E foi prata!
No verão de 2020, decorreu em Roterdão um festival de eSports e uma prova de triatlo semivirtual. Os eSports são uma realidade cada vez mais presente na vida desportiva e, ao mesmo tempo, uma causa de desconforto perante a sua categorização, na medida em que se questiona se o formato é ou não um desporto, pelo não uso do corpo, afastando-se da ideia tradicional de desempenho no terreno.
Esta questão não se colocou na prova de triatlo, levada à competição em 23 de Agosto de 2020, pois a adaptação do triatlo ao virtual adveio da necessidade de se acomodar o desporto às regras de segurança vigentes em período pandémico, garantido a devida distância entre os triatletas. A prova, denominada Arena Games, estava integrada na SuperLiga de Triatlo, competição internacional de super sprint. A prova constituiu-se pelos normais três segmentos de natação, ciclismo e corrida, havendo três etapas em que os segmentos se repetiam em ordens variáveis. A natação disputou-se com um atleta por pista na piscina. No mesmo recinto encontravam-se bicicletas em rolos de treino e passadeiras dobráveis. Estas tinham na sua frente um ecrã que reproduzia as corridas em realidade virtual, com 'avatares' de ciclismo e de corrida numa cidade virtual com as cores atribuídas aos 10 triatletas, e uma dificuldade acrescida em 30% ma corrida nos aparelhos.
Entre os 10 participantes, figurando entre os maiores nomes da elite do triatlo internacional, estava o português e benfiquista sub-23 Vasco Vilaça, que, curiosamente, envergava uma camisola encarnada.
Vasco Vilaça, foi destaque ao longo da corrida, sendo bastante elogiado pelos narradores. Nas primeiras etapas, foi 2.º e 7.º, classificado. Na última etapa, que terminou com o ciclismo. Vasco Vilaça terminou na frente de todos. Com uma soma total de 22 pontos, o português ficou em 2.º lugar no Arena Games, apenas a 2 pontos do 1.º classificado. Com 20 anos, o triatleta do Benfica. por coincidência estudante de engenharia computacional, foi, pioneiro numa competição que, embora o fizesse por razões que assim o exigiam, 'atingiu o mundo do triatlo como uma tempestade' e que tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como um 'novo nível de experiência visual' e competitiva.
Conheça os passos do triatlo no Benfica na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Pedro S. Amorim, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!