Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Proibido nivelar por baixo


"O CIES revelou num estudo recente os cem clubes de futebol que mais investiram na construção dos atuais plantéis (custos dos passes dos membros dos plantéis), evidenciando a distância entre a realidade nacional e a de outros países.
O Benfica, mesmo com receitas operacionais (sem atletas) recorde e as segundas mais elevadas receitas operacionais totais de sempre, é o 45.º na lista (188 milhões de euros).
O FC Porto, que há anos lida com uma situação económica e financeira alarmante e se encontra em falência técnica, surge na 51.ª posição (152 milhões de euros).
E o Sporting, não obstante ter divulgado no último relatório que prossegue com a "renegociação, com o Novo Banco, do Acordo de Quadro de Reestruturação Financeira", um nome pomposo para uma gigantesca limpeza de dívida do seu balanço, terá despendido 151 milhões de euros, ocupando a 52.ª posição.
Nenhum outro clube português surge na lista, sendo que o 100.º, o Estugarda, terá aplicado 54 milhões de euros.
Acima do Benfica estão 18 clubes da Premier League, 7 da série A, 5 da Bundesliga, 4 da La Liga e 4 da Ligue Un, além de outro 6 (3 da 2.ª divisão inglesa - os relegados da Premier League; 2 da Arábia Saudita; 1 dos Países Baixos).
O contexto completo requer o estudo da massa salarial, cujas conclusões não diferirão, por certo, das extraídas dos montantes pagos em transferências, agudizando assim as dificuldades no capítulo da competitividade europeia.
A necessidade levou a que os clubes portugueses se especializassem na formação e na prospeção de talento jovem, desenvolvendo-o e rentabilizando-o como poucos têm conseguido. Não por acaso, segundo o Transfermarkt, o Benfica é o clube que mais lucrou em transferências no século XXI, seguido pelo FC Porto. O Sporting é o 5.º e o SC Braga o 14.º.
A centralização dos direitos televisivos não pode, em circunstância alguma, retirar capacidade de investimento aos maiores clubes portugueses. Só tornaria ainda mais premente a necessidade de venda de passes de jogadores."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!