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sábado, 23 de maio de 2020

A importância do desporto de alto rendimento social

"A educação do século XXI reconhece os valores e as competências sociais no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de resolver desafios. Ela deve despertar consciências e curiosidades. Para a UNESCO, os objectivos educativos são, essencialmente, apoiar a realização de uma Educação para Todos, procurando:
1) assegurar a liderança global e regional na educação;
2) fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo (da infância à idade adulta);
3) responder aos desafios globais contemporâneos através da educação.
Sob a recomendação da mesma Organização, o desporto é uma importante ferramenta de mobilização e de educação para o desenvolvimento, na medida em que promove a cooperação entre alunos e professores e oferece um enquadramento para a aprendizagem de competências pessoais e transversais, necessárias para a responsabilidade social e cidadania. O desporto é um fenómeno social que impregna profundamente a vida quotidiana dos cidadãos. Aristocrática na origem, a prática desportiva conheceu, desde o século XIX, um crescimento prodigioso e continua a ser um dos fenómenos sociais mais marcantes da nossa época. A sua prática democratizou-se amplamente e envolve quase todos os indivíduos. Simultaneamente, o seu carácter internacional não cessa de se afirmar. Na década de 90, a Comissão Europeia definia cinco funções específicas no âmbito do desporto:
1) A função educativa para equilibrar a formação e o desenvolvimento dos indivíduos em todas as idades;
2) A função de saúde pública no quadro do bem-estar geral da pessoa para preservar o “capital-saúde” dos cidadãos;
3) A função social para lutar contra a exclusão, a intolerância, a discriminação e o racismo;
4) A função cultural, permitindo ao cidadão de se reconhecer no seu território;
5) A função lúdica como componente do tempo livre e do lazer individual e colectivo.
A declaração do Conselho da União Europeia, de 05 de maio de 2003, refere o valor social do desporto, sobretudo para a juventude. O Conselho e o Parlamento Europeu decidiram proclamar o ano 2004 no ano europeu da educação pelo desporto. Imitados pela UNESCO, instauraram o Ano Internacional do Desporto em 2005.
Com esta iniciativa desejavam:
1) sensibilizar os cidadãos sobre a importância das práticas desportivas no domínio da educação;
2) aumentar a prática desportiva nos programas escolares;
3) promover a integração social e a tolerância, insistindo sobre o equilíbrio psicológico e físico proporcionado pelo desporto;
4) ajudar na prevenção dos problemas de violência.
Em 2015, as Nações Unidas definiram 17 objectivos sustentáveis com uma agenda ambiciosa, tendo em vista a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030. Ficou conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Como actividade transversal a várias áreas sociais, o desporto pode funcionar como uma ferramenta multidisciplinar de ensino e de promoção dos objectivos sustentáveis. Com base na análise sociológica do desporto, tem sido nosso objectivo incentivar a busca de conhecimentos, desenvolver a literacia e a capacidade de visão crítica sobre questões contemporâneas, vista a centralidade do desporto na sociabilidade e no processo de inclusão social. O interesse pelo desporto funciona como motivação para a permanência na escola e o desenvolvimento de actividades pedagógicas que vão desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e a comunicação. Apesar de todo o retorno positivo que o desporto pode trazer para a educação de jovens, em muitos casos a socialização em torno do desporto traz exemplos negativos. A violência, o racismo e a homofobia são comportamentos presentes em grupos de adeptos e expressos em recintos desportivos. Nesse cenário, ao invés de se afastar os jovens do desporto, o que precisamos é trazer novas pessoas, novos olhares e novas acções ao desporto para que os aspectos e comportamentos negativos possam ser deixados de lado e que o desporto possa servir de ferramenta de inclusão e de transformação social."

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