Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de março de 2020

10 livros de desporto para ler em quarentena

"Tendo em conta a presente situação, em que muitos de nós estão forçados a ficar em casa para nos protegermos do Covid-19, resolvemos juntar um conjunto de propostas literárias para que possas melhor aproveitar este período.
Para fazer esta lista de forma a servir a todos, tivemos em conta apenas escolher livros em língua portuguesa e disponíveis para comprar nas plataformas online que fazem entrega em poucos dias. 
Sem surpresas, esta lista é dominada por livros de futebol, já que o mercado nacional não tem dimensão suficiente para grande publicação nas restantes modalidades, algo que também cabe a todos nós mudarmos se não nos deixarmos levar pelo monopólio do futebol.

1. Relato (Tiago Beato & Hugo Vinagre) – Entre jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos são cem relatos de episódios do futebol numa colectânea que faz as delícias de qualquer um que tenha gosto pelo lado mais humano do desporto. Míticos da cultura futebolística nacional como Marco Aurélio, Antchouet ou Bock, mas também figuras da nossa vida pública como Carlão, Avô Cantigas ou Rui Sinel de Cordes são alguns dos que contam «estórias» da sua ligação ao jogo da bola. 

2. Heróis à Moda da Bola (Lídio Araújo) – Nem só dos três grandes se faz o futebol português e “O Maior da Ilhas” é uma figura incontornável do nosso desporto e, acima de tudo, da Região Autónoma da Madeira, onde a sua influência eclética é fundamental para a vivacidade do desporto no arquipélago. Por isso, recomendamos este pequeno livro em que podes encontrar a história resumida do CS Marítimo.

3. El Portugués (Paulo Futre) – Em tempos um dos grandes jogadores portugueses, Paulo Futre recuperou o mediatismo há alguns anos com as suas intervenções bem humoradas sobre o futebol e a sua autobiografia segue esse mesmo registo. Assim, esta é uma óptima opção para descontrair recordando as aventuras de Futre (e também do seu famoso Ferrari amarelo) na sua ilustre carreira por Espanha.

4. Sem Filtro (Bruno de Carvalho & Luis Aguilar) – Poucas personagens do desporto geraram tanto amor e ódio como o ex-Presidente do Sporting. Goste-se ou não do homem, é inegável o seu impacto no panorama futebolístico português e, por isso, qualquer intereesado no futebol português beneficiará em ler a versão de Bruno de Carvalho sobre temas como o caso Carlos Pinho (em que alegadamente teria cuspido no Presidente do Arouca), a influência de Jorge Mendes ou a malfadada transferência de Adrien Silva.

5. Ayrton Senna do Brasil (Richard Williams) – A 1 de maio de 1994, Ayrton Senna encontrou a morte enquanto fazia o que o tornou um ídolo de multidões num acidente no GP San Marino. No ano seguinte, Richard Williams escreveu aquela que é provavelmente a melhor biografia do astro paulista. Para muitos o melhor piloto de sempre, Senna ainda hoje é um ícone da cultura brasileira e este livro ajudará lembrar ou perceber (consoante a idade do leitor) o porquê.

6. O Paradoxo do Chimpanzé (Steve Peters) – Não se trata de um livro puramente de desporto, mas, ainda assim, achei que se enquadrava no espírito deste artigo. O psiquiatra britânico explica aqui o seu modelo da mente com recurso a uma simples e eficaz analogia com chimpanzés.
Vindo de alguém que trabalhou com os campioníssimos Chris Hoy e Ronnie O’Sullivan e com instituições como o Liverpool FC ou o UK Athletics, é sempre útil perceber estes conceitos, seja para melhor compreender como este conseguiu focar os seus atletas no essencial ou até para aplicar a nós mesmos seja em competição ou no quotidiano.

7. Bola ao Ar (Rui Miguel Tovar) – É impossível ler Rui Miguel Tovar e não ficar cativado pela sua escrita. O jornalista tem um estilo simples, mas que nos prende, ao que junta uma grande capacidade de investigação para encontrar histórias recambolescas por todo o universo futebolístico. Esta coletânea de episódios caricatos segue esse mesmo desenho e cola às páginas qualquer um.

8. O Estado Novo e o Futebol (Ricardo Serrado) – Do país do “Fado, Futebol e Fátima” ao(s) clube(s) do regime autoritário da II República, muitas são as teorias e os mitos sobre a ligação do desporto rei com a nossa ditadura. Neste livro, o historiador Ricardo Serrado apresenta uma tese diferente, de que estas considerações são um exagero que não encontra paralelo nos documentos dessa altura da nossa história, alegando até que o futebol é, certos questões, mais instrumentalizado nos dias de hoje.

9. Béla Guttman (David Bolchover) – Por Porto e Benfica, o técnico húngaro tornou-se uma lenda do futebol português e ainda hoje a sua maldição continua a assombrar os adeptos das águias. Mas, o autor não se fica pela bela carreira de Guttman no desporto, debruçando-se também sobre o homem que sobreviveu ao holocausto, em que perdeu o pai e a irmã, antes de dirigir jogadores como Puskas ou Eusébio.

10. A Magia do Tour (José Magalhães Castela & Alves Barbosa) – Já tem uns aninhos (e, por isso, está em parte desactualizado), mas é uma interessante obra que conta a história das participações portuguesas no Tour de France.
A prova francesa é não só a rainha do ciclismo, como uma das que mais cativa a imaginação dos adeptos de qualquer desporto pelo enorme feito atlético que consiste somente o completá-la. Esta é uma oportunidade de relembrar as glórias de Joaquim Agostinho e Acácio da Silva, entre tantos outros, como, claro, Alves Barbosa, um dos autores do livro e que terminou nos dez primeiros da Grande Boucle em 1956.

Bónus
Como um extra aos títulos antes mencionados, junto também aqui algumas recomendações para os que estiverem com vontade para ler em línguas estrangeiras. Estes são livros que poderão ser mais difíceis de obter por demorarem mais tempo a chegar a Portugal, já que as livrarias portuguesas que os vendem encomendam à peça. No entanto, uma boa solução é comprá-los em formato ebook.
No futebol, as propostas são The Man Who Saved FC Barcelona, em que Mark e Sue O’Connell contam a preponderância do treinador irlandês Patrick O’Connell para o Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola, e Kaiser! de Rob Smyth, a história do melhor futebolista a nunca jogar futebol. 
Noutros desportos, a autobiografia da lenda Martin Fourcade – que anunciou agora o seu final de carreira -, Mon Rêve d’Or et de Neige, é um essencial do biatlo. E para os apreciadores do ciclismo qualquer livro de um dos irmãos Fotheringham, William e Alasdair, é uma escolha acertada.
E, porque a vida não é só desporto, deixo também duas sugestões fora da área. Na investigação, os trabalhos do jornalista britânico Jon Ronson e, na ficção, o português João Pinto Coelho."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!