Últimas indefectivações

domingo, 18 de agosto de 2019

Belenenses SAD 0-2 SL Benfica: Rafa abriu o caminho para a vitória

"Foi sob o fundo verde da mata do Jamor que o azul e o encarnado se fundiram nas bancadas do Estádio Nacional, o mais antigo de Portugal.
Belenenses SAD e SL Benfica partiam para este encontro embalados pelos resultados positivos da primeira ronda da Liga NOS, na qual os azuis do Restelo viajaram até Portimão para resgatarem um ponto com sabor a Dom Rodrigo e os homens da Luz aplicaram uma manita aos recém-promovidos Paços de Ferreira.
O relvado, abundantemente regado antes do apito inicial, foi o mote para a mota de Rafa ligar-se logo nos primeiros minutos do encontro, com Koffi a tirar o pão da boca ao extremo do Benfica. Minutos depois, foi a vez de Raúl de Tomás ter visto negado os seus intentos pelo elástico guarda-redes do Burkina Faso emprestado pelo LOSC Lille; na sequência deste lance, Seferovic fez o mais difícil e falhou à boca da baliza aquele que seria o primeiro golo do encontro.
Os Belenenses SAD iam sentindo-se confortáveis com bola, recuperando-a cada vez mais à frente do terreno, fruto da pressão alta imposta por Jorge Silas.
À passagem dos vinte minutos, o espanhol de ascendência dominicana ligou o ambientador e cheirou a golo no Estádio Nacional: diagonal de Rafa pela direita e Raúl, de primeira, atirou a centímetros do poste esquerdo de Koffi.
Com dificuldades em assentar o seu jogo mais apoiado, o SL Benfica ia aspostando nas transições ofensivas, explorando da melhor maneira o espaço entre o sector avançado e intermédio da turma do Restelo.
As limitações ofensivas de David Tavares iam limitando a asa direita da águia, o que obrigava os encarnados a dependerem quase exclusivamente da individualidade de Rafa, ainda que a espaços Ferro tentasse através de passes verticais que rompiam as linhas azuis lançar as transições.
Mas quem com ferros mata, com ferros morre e os Belenenses por pouco não saíram em vantagem para o intervalo: Kikas, a ponta da lança que os azuis seguravam para ferir a defensiva encarnada, recebeu no peito uma bola lançada nas costas da defensiva encarnada e só não contrariou a previsão do nulo ao intervalo porque Vlachodimos travou aquela que seria a odisseia do avançado azul. O jogo esteve equilibrado durante a primeira parte.
Dois minutos da segunda parte e os “encarnados” começaram logo a criar perigo junto da baliza adversária. Seferovic apareceu nas costas da defesa e rematou com estrondo ao poste esquerdo da baliza do Belenenses SAD. O avançado suíço estava em fora de jogo e passou o perigo para a equipa de Silas, que voltava para a partida algo distraída.
A pressão do SL Benfica era cada vez maior e a bola praticamente nem saía do meio campo do Belenenses. Desta vez foi Grimaldo e Raúl de Tómas a serem protagonistas. Grande cruzamento do espanhol e cabeçeamento de Raúl de Tómas, mas estava novamente assinalado fora de jogo aos comandados de Bruno Lage.
Foi ao minuto 59 que, finalmente, o golo surgiu na partida. Grande atrapalhação na grande área do Belenenses e no meio de tantos jogadores surgiu um “pequeninho”. Como só ele sabe fazer, Rafa apareceu e de primeira meteu a bola no ângulo direito para alegria de muitos “benfiquistas” no estádio. Foi um remate sem hipóteses para Koffi que ficou pregado ao chão. Era a vantagem por apenas um golo para o SL Benfica, mas mais do que merecido.
O jogo entrou num momento de atrapalhação das duas equipas, tal como já se tinha verificado durante grande tempo da primeira parte. Muitas perdas de bola e era ataque “encarnada” e resposta imediata do Belenenses SAD e vice-versa. Notava-se o cansaço, tanto nos jogadores do Belenenses SAD como nos do SL Benfica.
Aos 78 minutos, Nuno Tavares quase que estragou tudo com um erro grosseiro após um alívio mal feito. Depois o remate do Belenenses SAD acabou por ser muito torto e sair ao lado da baliza de Vlachodimos. Passou o perigo, mas engane-se que este jogo estava resolvido, porque havia uma equipa ainda bem viva no jogo: a de Silas
Grande jogada colectiva do SL Benfica, ao minuto 84, e a bola só parou dentro da baliza. Tudo começou do lado direito e no final da jogada bastou aparecer Chiquinho aparecer nas costas da defesa e passar para o lado para o avançado suíço encostar. Porém, houve uma longa paragem no jogo porque o Carlos Xistra, o VAR da partida, verificasse a posição do avançado do Benfica. Fábio Veríssimo foi ao VAR ver as imagens do lance e marcou mesmo fora de jogo… Que pena, porque a jogada colectiva que terminou em golo valia o preço do bilhete.
Mais um grande trabalho de Rafa a galgar metros e metros ao longo do campo e a encontrar do lado direito Pizzi, que não vacilou. O médio português parou a bola, esperou e depois rematou cruzado e a bola só parou lá dentro. Este contou mesmo e estava feito o 0-2 para o Benfica.
Até final, nota para as entradas de Taarabt e de Calos Vinícius, que ainda tentaram deixar a sua marca no jogo envolvendo-se nas transições ofensivas encarnadas. O Benfica segue assim líder isolado, contabilizando os dois jogos realizados até ao momento por vitórias. Já o Belenenses, pese embora o bom jogo que protagonizou frente ao actual campeão nacional, mantém-se com o ponto trazido de Portimão.

Onzes Iniciais e Substituições:
Belenenses SAD – Koffi (GR), Kau (Farak, 79′), Varela (A. Chima, 56′), Licá, Kikas (Nico Velez, 63′), Matija, Calila, André Santos, Gonçalo Silva, Lucca, Nuno Coelho
SL Benfica – Odysseas Vlachodimos, Grimaldo, Rúben Dias, Ferro, Nuno Tavares, Florentino, Samaris, Pizzi (Taarabt, 93′), Rafa, Raúl de Tómas (Chiquinho, 74′), Seferovic (Vinícius, 93′)

A Figura
Rafa – Quando o Benfica mais precisa lá está ele. O ano passado fez uma das melhores épocas, se não a melhor, e esta época volta a estar ao mais alto nível. Um grande jogo tanto defensiva como ofensivamente e é por isto que é tão adorado pelos adeptos “encarnados”. Mais um golo Rafa e que golo. Foi bonito e muito decisivo.

Fora-de-jogo
Seferovic – Se na figura falamos de um jogador que continua a forma do ano passado, neste caso não. O melhor marcador do ano passado da Liga não consegue que estar ao seu melhor nível. É um facto. Ainda marcou um golo, mas foi anulado. E esta indicação mostrava aquilo que foi o jogo inteiro… SEMPRE em fora de jogo. Daí termos também escolhido para ser o fora de jogo.

BnR Na Conferência De Imprensa
Beleneneses SAD
BnR: Boa tarde, mister. Olhando ao momento do jogo em que o Benfica é mais forte, a transição ofensiva, não terá sido demasiado ambiciosa como o Belenenses pressionou?
Silas: Tivemos mais posse de bola na primeira parte e se temos mais posse óbvio que ficamos mais cansados. E para termos mais posse de bola é óbvio que vamos ficar mais cansados e acaba por acontecer isto que aconteceu. Mas os golos do Benfica resultam de erros nossos. É normal que os nossos avançados acabem por ficarem mais cansados por este mesmo motivo de fazer a pressão que fazemos.

SL Benfica
Bruno Lage: «Respostas mais importantes»
“Acho que este jogo, pelo valor das equipas e dos atletas merecia outro relvado”
“Foi uma vitória justa” “Primeira parte de enorme qualidade”
“O talento do Chiquinho permitiu-nos um melhor posicionamento e movimentações”
“RDT e Seferovic podem combinar e isso foi visível hoje”
“A equipa está a evoluir”
“O momento [de forma] não se vê agora [depois de vitórias], vê-se no jogo”
“Se precisasse de mexer no jogo, hoje tinha o Caio no banco”
“O Chiquinho é um craque, o mais importante são as movimentações que ele faz”
“Dias e Ferro já jogam juntos desde os iniciados e isso favorece-os”
“O homem mais importante para não sofrermos golos é o ponta de lança”

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!