Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de maio de 2019

A velha questão do mérito do campeão

"Não será relevante procurarmos num jogo de futebol justiça ou a injustiça, o mérito ou o demérito de todo um campeonato de 34 intensas jornadas. Mesmo que a diferença entre o campeão e o segundo classificado seja de um único ponto, ou de um único golo.
É verdade que, este ano, a corrida tem sido tão disputada que a poucos metros (ou minutos) da meta, ainda não se conhece o campeão. Suspeita-se quem será, isso sim, mas não há confirmação de papel passado. E isso significa apenas que o FC Porto foi mais forte, mais poderoso e mais competente na primeira fase da prova, independentemente de muitos jurarem que estava ser protegido por arbitragens que ajudavam aos resultados. Tal como não há erro de árbitro que se possa sobrepor ao facto do Benfica ter sido claramente superior na era Bruno Lage. Os resultados e os factos são evidentes que desmancham qualquer teoria que aponta eventuais razões externas com decisivas na espantosa recuperação de um triste e até invulgar quarto lugar, virado do avesso numa liderança isolada.
Benfica e FC Porto tiveram, ambos, ao longo da época, momentos bons e maus, lutaram bravamente pelo título e foram, indiscutivelmente, as duas melhores equipas do campeonato. Em nenhum caso se poderia falar de injustiça na conquista do título. Ambos foram dignos e ambos (falamos essencialmente desse conjunto não divisível treinador-jogadores) tiveram o enorme mérito de tornar absolutamente irrelevantes as penosas estratégias que se criaram, ao longo da época, para desvalorizar aqueles que, de facto, têm valor.

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. Branqueamento TOTAL para Taliban regozijar...

    Triste é o caminho que leva a bolha com director sem categoria como este...

    CARREGA BENFICA TRINTA E SETE!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!