Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de maio de 2019

A persistência de uma campeã

"Fernanda Simões foi determinante para a continuidade da modalidade no Benfica

O desporto esteve presente desde muito cedo na vida de Fernanda Simões. Ainda não andava e o seu pai já a tinha feito sócia do Benfica. Aos oito anos, era fascinada por basquetebol, não perdia uma partida. Aos treze anos, jogou o seu primeiro encontro oficial, afirmando: 'já nessa altura, envergava a camisola «encarnada», não a do Clube, mas a da sua filial, o Sport Lisboa e Beira'. Em 1961, com a mudança para Lisboa, a hipótese de actuar de 'águia ao peito' estava mais próxima. Contudo deparou-se com a inexistência da prática da sua modalidade predilecta nos 'encarnados'.
O basquetebol feminino no Benfica foi praticado por um curto período na década de 1930. Introduzido em 1933/34, desfrutou de algum sucesso, conquistando a primeira edição do Campeonato de Lisboa. No entanto, sofria um interregno desde 1938.
Fernando Simões não se frustrou e foi no seio da sua família que partiu o lançamento para que as benfiquistas voltassem a encestar. O seu pai, Fernando Simões, sócio dos 'encarnados', lançou a ideia do regresso do basquetebol feminino 'e a direcção acolheu-a da melhor maneira'. O Clube reuniu um conjunto de jogadoras que, apesar de bastante jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, eram muito talentosas. As 'encarnadas' venceram o Campeonato de Lisboa nessa temporada e repetiram o feito nas duas seguintes. Fernando Simões destacou-se por ser uma das melhores marcadoras da equipa e também pelo sentido de liderança como capitã.
A época 1971/72, a sua última ao serviço do Benfica, começou de forma conturbada, voltando nessa altura e desempenhar um papel fulcral. 'Sem treinador, sem ter efectuado um único treino, e sem saber até, se tinha jogadoras em número e condições suficientes', o Clube foi obrigado a suspender a actividade do basquetebol feminino e a decretar a não participação no Campeonato de Lisboa.
Tudo parecia indicar um novo interregno. Todavia, a opção de Eduardo Monteiro, treinador da equipa masculina, assumir também o comando técnico do plantel feminino foi o início da solução do problema.
O técnico optou por estruturar 'a nova equipa à base de três antigas praticantes (Fernando Simões, Fernando Onofre e Helena Cabrita)' e o resultado foi surpreendente. Num conjunto equilibrado pela experiência destas três jogadoras e pela rapidez das mais jovens, qualificaram-se para o Campeonato Nacional da II Divisão e venceram a competição. Feito inédito no Clube!
Fernando Simões terminou da mesma forma como começou a reactivar a modalidade e a conquistar títulos.
Saiba mais sobre esta brilhante atleta e sobre o basquetebol feminino na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!