Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de abril de 2019

O Benfica 'deitou mão à sétima arte'

"Em iniciativa original, o Clube proporcionou 'aos seus adeptos (...) a oportunidade de reverem obras-primas' do cinema.

Em 1963, 'o Benfica, já pioneiro em tantas novidades (...), deitou mão à Sétima Arte' e organizou o I Ciclo de Cultura Cinematográfica do Clube.
A ideia partiu do então secretário da Comissão Central, Carlos Silva - membro pretendia angariar fundos para a construção do Parque de Jogos do Sport Lisboa e Benfica, 'promovendo a cultura' e proporcionando 'aos seus adeptos e ao público, em geral, a oportunidade de reverem obras-primas' do cinema mundial.
O Cinema Condes, próximo da secretaria da Rua do Jardim do Regedor - situava-se na esquina entre a Avenida da Liberdade e a Rua dos Condes, no edifício onde actualmente está o Hard Rock Café - foi a sala escolhida para acolher a iniciativa. Constitui em quatro sessões de cinema - 'de bom cinema, diga-se de passagem', frisou a imprensa - 'comentadas por conhecedores': Baptista Rosa, Mário Meneses Santos, Armando Ventura Ferreira e Vasco Granja.
Realizadas 'aos domingos, às dez e meia da manhã', as sessões tinham, como realçou o seu mentor, os valores 'normais destas «matinées»' e os bilhetes, para além de comprados no local, podiam ser adquiridos antecipadamente no bengaleiro da secretaria ou junto à comissão organizadora.
A exibição de A Ponte (1959), um drama alemão dirigido por Bernard Wicki, no dia 13 de Outubro, inaugurou a iniciativa. O comentário do filme ficou a cargo de Baptista Rosa que, de acordo com o jornal O Benfica, viu a sua tarefa dificultada por uma 'instalação sonora que deixou muito a desejar, com o microfone e fazer partidas ao comentarista'. Seguiram-se as exibições de As Férias do Sr. Hulot (1953), dia 20, e de Orfeu Negro (1959), dia 27, uma comédia francesa de Jaques Tati e um filme italo-franco-brasileiro de Marcel Camus, respectivamente. O clássico do cinema expressionista alemão Matou (1931), com direcção de Fritz Lang, assinalou o encerramento do ciclo no dia 3 de Novembro. O comentador desta última sessão foi Vasco Granja, que confessou: 'É um dos meus filmes favoritos'.
Saiba mais sobre a relação do Benfica com o cinema na área 16 - Outros Voos do Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!