Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de outubro de 2018

As 'Papoilas Rubras'

"O andebol feminino surgia timidamente em Portugal, quando o Benfica se estreou na modalidade

Em Abril de 1972, o jornal O Benfica lançava o convite para que as jovens adeptas ou associadas comparecessem no pavilhão do Clube, se desejassem 'praticar uma modalidade que como muitas outras oferece vastas possibilidades se der praticada pelo sexo feminino'. Aos poucos, foi possível a formação de uma equipa de andebol, que ficou, desde logo, apelidada de 'papoilas rubras'.
A iniciativa partiu da capitã de equipa, Isabel Dolores, uma jovem que já havia praticado a modalidade. A grande vontade em voltar a jogar fê-la propor ao Benfica a constituição de uma equipa, ideia que foi prontamente aceite. De início tiveram 'sérias dificuldades em convencer as raparigas a praticarem handebol, pois era assim, a modos que, um desporto inaceitável'. Um dos grandes entraves era os pais e os próprios namorados, por este desporto estar associado a uma certa masculinidade.
Mas não cruzarem os braços e, em menos de um mês, a equipa estava pronta a participar num torneio organizado pela Associação de Andebol de Lisboa (AAL), que foi uma das primeiras iniciativas de andebol feminino em Portugal. Inscreveram-se 18 equipas, um número que demonstrou o interesse que começava a despertar pela modalidade. 'O Benfica, naturalmente, está presente. Como é hábito e timbre de uma colectividade que tem de estar sempre presente nos grandes momentos. E ninguém duvide, o aparecimento do andebol feminino em Portugal é um momento grande deste desporto'.
Treinadas por Pedro Reis, as benfiquistas tiveram a sua estreia a 14 de Maio de 1972. A primeira vitória surgia pouco dias depois, a 28 de Maio, no seu terceiro jogo para o torneio da AAL. A equipa venceu o Cabanas de Viriato com uma goleada, por 12-4. As 'encarnadas' foram 'sem dúvida superiores e «maravilharam» a claque com os seus fulminantes remates, mesmo «à Benfica»!'
O empenho das benfiquistas viria a dar frutos e, nas épocas seguintes, a modalidade ganhava novo fulgor, com a constituição de mais equipas e a participação nos campeonatos regionais. Porém, a pioneiras tiveram um duro caminho a desbravar, pois o andebol feminino só viria a consolidar-se após a revolução de 25 de Abril de 1974. A primeira prova nacional oficial, a Taça de Portugal, seria somente disputada em 1975/76.
Pode descobrir mais sobre o andebol feminino no Benfica na área 3 - Orgulho Ecléctico, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!