Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Metade para mim, metade para ti

"O dia em que preferiram dividir, literalmente, o troféu ao meio a desempatar o jogo.

No primeiro dia de Agosto de 1965, às dez horas em ponto, o Jardim Zoológico de Lisboa abriu os seus portões para mais um Festival do Benfica. Havia mais de dez anos que o clube da Luz, através das suas secções de cicloturismo e de motorismo, organizava um dia de confraternização clubista nas Laranjeiras. Nesse ano, à semelhança das edições anteriores, o Parque 'foi quase tomado de assalto por milhares de pessoas'.
Como era já tradição, o programa foi variado. Houve demonstrações de algumas modalidades desportivas, como atletismo e patinagem artística, música - 'com os jovens cançonetistas Anabela e José Manuel, acompanhados ao acordeão por Mil Tavares' - folclore e até palhaços. 'Milhares de pessoas, com largo predomínio de pequenada, (mantiveram-se) comprimidos ao redor do recinto de patinagem, suportando a quentura do sol ardente' e não arredaram 'pé até que se cumprisse o último número do festival'.
O desafio de hóquei em patins entre veteranos do Sport Lisboa e Benfica e do Hockey Clube de Sintra foi o apogeu da tarde. Era a possibilidade de ver novamente em acção grandes nomes da modalidade, há algum tempo afastados do rinque!
'Tanto benfiquistas como sintrenses, disfarçando a natural falta de preparação e o peso dos anos', deram um bom espectáculo. O jogo foi renhido. O Benfica terminou a primeira parte a vencer por 1-0 mas 'o Sintra empatou, aos 2 minutos do segundo tempo'. Seis minutos depois, os 'encarnados' ainda recuperaram a vantagem mas, passados poucos minutos, a equipa sintrense 'estabeleceu nova e definitiva igualdade'.
Curiosamente, o 2-2 no marcador não resultou no espectável desempate. Havendo apenas uma taça - a Taça Festival no Zoo - e dois clubes em pé de igualdade, surgiu a inusitada ideia: dividir a taça. E quando se diz dividir é, literalmente, dividir. A taça foi cortada ao meio, no sentido longitudinal, 'e entregue metade a cada um dos «capitães»'. Entre os presentes, o insólito acto 'originou farta hilaridade...'
A metade da Taça Festival no Zoo que coube aos 'encarnados' é um dos muitos objectivos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!