Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Virgolino Faneca enaltece o super gastrónomo Madureira

"Madureira, o líder da claque dos Super Dragões, é um incompreendido. Dizem que intimida árbitros mas é tudo mentira. Na realidade o homem é um apaixonado pela gastronomia de palato exigente.

Prezado senhor Madureira
Lamentavelmente, só o conheço de ouvir falar, pelo apelido Madureira, ou pela alcunha o Macaco, que presumo derivar do facto de na sua infância ter feito muitas cabriolices, mas a realidade é que o senhor  se tornou numa personalidade incontornável da vida portuguesa. O seu estatuto de líder da claque do FC Porto, o seu desempenho como jogador de futebol de uma equipa apropriadamente chamada Canelas 2010, patrocinada por um clube de strip, e a sua paixão pela gastronomia transformaram-no, ouso dizer, numa figura pública.
Eu de futebol não percebo nada, pelo que a razão desta carta tem a ver exclusivamente com assuntos gastronómicos. Neste contexto entendo perfeitamente que se tenha deslocado do Porto a Fafe, propositadamente para jantar no restaurante Taberna da Esquiça, que por acaso é propriedade de um senhor que é pai de um árbitro de futebol, de quem vocês não gostam e dizem que beneficiou o Benfica. Ó ignomínia! Nunca, em tempo algum, se viu o FC Porto ser ajudado, voluntária ou involuntariamente por árbitros, pelo que até percebo o azedume, mas sei que você é superior a tudo isso a encara o futebol com um fair-play capaz de fazer os ingleses corar de inveja.
Dizem que foi à Taberna da Esquiça com intuitos intimidatórios, interpretação da qual discordo veementemente. Basta olhar para a sua cara para concluir que é daquelas pessoas capazes de ir até Caminha só para comer uma lampreia à bordalesa no afamado restaurante Amândio ou rumar a Sul, a Cabanas de Tavira, ao incomparável restaurante Noélia & Jerónimo, para degustar umas pataniscas de polvo.
Acredito piamente em si quando afirma que entrou no dito cujo restaurante por sugestão de um amigo, que não sabia que o mesmo era propriedade do senhor pai do árbitro Jorge Ferreira, e que ficou agastadíssimo por não o servirem, a tal ponto que pediu o livro de reclamações e solicitou a presença da GNR no local.
Conta você que percebeu que algo não estava bem na Taberna da Esquiça quando viu as pessoas 'ficarem um pouco em pânico' com a sua presença. Claro que ficaram! Saber que os seus pratos iam ser avaliados por um gastrónomo emérito deixa qualquer nervoso e eles, medrosos, não se quiserem submeter ao seu exigente crivo crítico e vieram com a desculpa do futebol.
Repare que estou a escrever isto sem me rir - e mesmo que estivesse com essa expressão facial decorrente da contracção dos músculos das extremidades da boca isso não seria visível nesta missiva. Aliás, segundo amigos seus me confidenciaram você, Madureira, é fã do Mastercard Austrália, espectador assíduo do 24 Kitchen e o filme da sua vida é o Ratatui. Quando precisa de carne, da boa e de confiança, para confeccionar fondue, vai dereitinho a Vila Vrde, ao Talho do Mota, propriedade do senhor Manuel Mota, que por acaso é árbitro de futebol. E gosta tanto de 'chefs' que já comprou uns óculos igualzinhos aos de Heston Blumenthal, que, como é do conhecimento geral, é um mago da cozinha molecular. É também em função do seu desvelo pela arte da culinária que, enquanto líder da claque dos Super Dragões, utiliza para os seus adversários frases como 'até os comemos' ou 'vamos fazê-los em picadinho'.
Depois do jogo do Porto deste domingo contra o Belenenses, no Restelo, independentemente do resultado, já estou a vê-lo convidar o árbitro João Capela para irem ao Salsa & Coentros degustar uma empada do cozido do porco preto e um arroz de pombo bravo, brindando ao futuro do futebol e fazendo votos de amor eterno pela excelência da culinária.
Você, Madureira, é um incompreendido e eu compreendo que se sinta agastado com isso. Não ligue e dê-lhes com força (ler como uma metáfora.

Com os melhores cumprimentos,
Virgolino Faneca"

3 comentários:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!