Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Obrigatório ser limpinho

"O melhor árbitro do Mundo nomeado para o jogo que vai decidir o campeonato parece, à partida, uma decisão normal. Deveria ser assim, mas não é. Porque o melhor do árbitro do Mundo acumula um histórico pavoroso em clássicos entre FC Porto e Benfica. Pedro Proença não teve apenas influência directa em dois jogos recentes entre dragões e águias. Foi mais do que isso.
Foram duas decisões erradas em dois duelos que tiveram impacto decisivo no desfecho dos respectivos campeonatos, ambos a favor do FC Porto. Um deles em 2008/09 e o outro em 2011/12. O primeiro é ainda hoje lembrado como o jogo do falso penálti de Lisandro. O segundo foi aquele em que Maicon marcou o golo da vitória, aos 86 minutos, em posição irregular. Erro já admitido pelo assistente do árbitro (Ricardo Santos).
Pedro Proença escolhido para o clássico mais importante dos últimos anos – e se calhar de sempre – é uma decisão natural. Só que é igualmente uma medida desprovida de bom senso. Sabe-se há muitos anos que Proença é adepto do Benfica, mas a relação entre ele e os responsáveis do clube anda muito perto da raiva. Não adianta escondê-lo: essa antipatia bilateral percebe-se facilmente em qualquer referência que Luís Filipe Vieira faz ao árbitro e vice-versa.
Proença apitou apenas um jogo do Benfica esta temporada. Foi na Madeira, frente ao Nacional: 2-2. Expulsou Cardozo (bem), mas o paraguaio puxou-lhe a camisola e... Proença perdeu a cabeça. Poucos minutos depois mostrou um vermelho a Matic absolutamente injustificado. E até hoje não voltou a dirigir qualquer desafio do Benfica. Ficou guardado para este superclássico. O quinto que vai apitar. Até hoje, nem uma vitória dos encarnados."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!