Últimas indefectivações

sábado, 20 de abril de 2024

Sebastianismo e oportunismo no Benfica.


"1- Estrutura para o sucesso: Rui Costa ofereceu a Roger Schmidt todas as condições necessárias para o sucesso. Construiu um plantel de qualidade indiscutível, amplamente reconhecido como o melhor da Liga por praticamente todos os analistas, e, nos momentos críticos, reiterou o apoio ao treinador!
2- Investimento: O Benfica fez um investimento significativo no atual plantel, demonstrando um compromisso sério com o sucesso desportivo. Fez isso de forma consciente, sem precisar de vender os anéis e os dedos, como o FC Porto, ou recorrer a perdões bancários, como o Sporting. O histórico do clube em valorizar jogadores mostra que este investimento irá, sem dúvida, trazer retornos avultados no futuro.
3- Lições a extrair: Observemos o exemplo do Sporting e de Frederico Varandas. No início, muitos criticavam-no e exigiam a sua demissão, mas agora estão a colher os frutos da estabilidade na liderança. Não podemos repetir os mesmos erros e exigir mudanças radicais a cada contratempo. Se o Benfica conquistar o próximo campeonato, será o segundo num mandato de quatro anos de Rui Costa. Um balanço claramente positivo, ao qual se somam os quartos de final alcançados nas competições europeias em todos os anos da sua presidência.
4- Exigência versus estupidez: É frequente confundir-se exigência com estupidez. Em momentos difíceis, alguns adeptos do Benfica tornam-se prejudiciais - até nocivos - ao próprio clube. Por isso, quando caímos, caímos com estrondo, enquanto outros, apelando à união contra adversidades, conseguem manter-se firmes. Não devemos misturar exigência com burrice e insensatez. Devemos agir com ponderação, sobretudo nas bancadas do estádio e pavilhões. Devemos exigir resultados, mas ao mesmo tempo promover uma cultura de apoio. Só assim se alcançam grandes feitos.
5- Oportunismo parasitário: É verdadeiramente triste e lamentável ver alguns pseudo-benfiquistas a tirarem proveito da desilusão e frustração dos adeptos após uma época aquém do esperado para promoverem os seus interesses pessoais, como se fossem os Dom Sebastiões do Benfiquismo. Atitudes lamentáveis que só prejudicam o clube e que iremos sempre condenar e denunciar. O Benfica necessita de união e solidariedade, não de divisão e oportunismo.
Não contem connosco para essa campanha suja."

9 comentários:

  1. A união não resolve a incompetência de toda a classe dirigente, angariada pelo Gatuno.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Esta publicação, dividida em cinco pontos. está, indubitavelmente, bem lavrada, mas enferma de um ligeiro problema: é composta por certas afirmações que não colam com os factos, ou seja, a realidade é madrasta e tem tendência a erguer-se sobranceira.

    1 - Os plantéis valem o que são capazes de render, tal significando que a sua avaliação deve ponderar as expetativas prévias (muito dependentes do dinheiro envolvido na compra de jogadores) e os resultados efetivos da ação em campo dos recursos. A observação dos resultados obtidos nestes dois anos - dois títulos em oito internos possíveis - coloca em causa a ideia da solidez das escolhas realizadas, com tremendas confusões em certas posições, o que redundou num desposicionamento pouco útil, para não ser muito severo. Por isso, foi, deste muito cedo, óbvio que, pelo menos, o ataque do Sporting é muito superior ao nosso. E não me refiro apenas ao sueco...

    2 - O Benfica foi fundado para ganhar títulos. Bem sei que a marcha do tempo é imparável e os princípios financeiros do futebol são hoje outros, mas o principal compromisso do investimento é a vitória de competições e, como já referi, os resultados alcançados em dois anos são calamitosos. O tal "compromisso sério com o sucesso desportivo" redundou em pouquíssimo. Quanto aos "retornos avultados no futuro", de nada servem sem o ingresso no Museu de novas conquistas.

    3 - A futurologia é uma atividade absolutamente dispensável. "Se o Benficar ganhar..."???? Bastava ter empatado na quinta-feira, pois vivemos no presente (e quem não o faz devia rever a sua opção). Quanto às presenças nos quartos da Europa, julgo que o Museu Cosme Damião não reserva nenhuma vitrine para tais feitos, que seriam, claro, muito abonatórios se acompanhados de mais títulos nestes dois anos, marcados por um investimento notoriamente superior aos adversários do costume.

    4/5 - Num clube que tem uma massa associativa de centenas de milhares de indivíduos e vários milhões de simpatizantes, há, naturalmente, gente para todos os gostos. O maior escritor português vivo, António Lobo Antunes, gosta muito do Benfica, como também gostava o falecido Palito, cuja cela estava forrada de Benfica. Tal significa que as bancadas apenas refletem a heterogeneidade do país. Mas uma coisa é certa: não foi a exigência, a estupidez, a burrice, a insensatez, a falta de solidariedade ou o parasitismo os responsáveis pela impreparação revelada em três desempates por penaltis durante estes dois anos - Braga, Estoril, Marselha -, todos com recursos bastante inferiores. Sucesso apenas contra os amadores do Caldas, ou seja, 100% de insucesso.

    ResponderEliminar
  5. Pensei que o problema estivesse no Rui Vitória. Desculpa no Lage. Desculpa no Jorge Jesus. Ah não, afinal é o Schmidt! É o Schmidt. Despedindo o gajo isto resolve-se já. Ainda por cima é alemão e não fala português.

    ResponderEliminar
  6. Existe uma diferença entre o comparativo com o Sporting de Amorim de 2 em 3 e a possibilidade de o Benfica ser campeão para o ano e fazer 2 em 3. O Sporting nunca nestas três épocas teve o melhor plantel nem em nenhuma teve o maior investimento no futebol.
    Ao contrário do Benfica que nestes anos tem feito grande investimento. Aguentar este treinador que na minha opinião é um mediano, pode tornar a próxima época um barril de pólvora. Ao primeiro ou segundo resultado não favorável é um inferno para os adeptos.
    Procurar outro treinador ou arriscar mais uma época falhada com uma provável crise directiva e eleições antecipadas
    Saudações.

    ResponderEliminar
  7. e lendo determinados post's até parece que esta direção não é o seguimento de outras, até pela sua composição, que lá estiveram durante vinte anos exatamente com as mesmas políticas desportiva, financeira e que tão paupérrimos trofeus conquistou e não é apenas o campeonato, a taça então é uma vergonha nem nos nossos piores tempo conquistamos tão poucas taças.

    ResponderEliminar
  8. há cada vez mais blogues 'temáticos' do SLB a praticar a arte da censura...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!