"Domingo há dérbi! É uma pena que não se possa realizar no final da tarde de sábado, como é habitual nos jogos disputados no Estádio da Luz, mas há uma explicação fácil de compreender: apesar de felicidade de muitos dos seus adeptos pela negativa campanha do Benfica na Liga dos Campeões, é bom lembrar que neste ano o Sporting tem jogado à quinta-feira. É uma nota que registo com o maior humildade, porque, na verdade, também quero muito ainda poder ver o Benfica a jogar à quinta-feira nesta época.
Em todo o caso, fosse qual fosse o dia, este seria sempre um jogo de enorme simbolismo. Quase 10 anos depois, os sportinguistas têm agora, finalmente, a oportunidade de rever o Cardozo se forem espreitar o Mural de homenagem aos 20 anos da Catedral. Na última temporada de águia ao peito, a menos inspirada do paraguaio, o Tacuara ainda foi capaz um hat-trick ao Sporting. Este é o tipo de momentos que devem ser relembrados para o Benfica recuperar a inequívoca superioridade nos embates com os leões. Para os recordar na primeira pessoa, temos o Luisão no balneário, mas no domingo podemos também recorrer ao Rúben Amorim caso a memória do eterno capitão já não retenha algumas detalhes.
Até à hora do jogo, Roger Schmidt não precisa de exercícios de treino elaborados nem de grandes discursos. A melhor preparação é uma sessão de cinema com um filme dos melhores momentos do dérbi na Luz. O golo do Lima na jogada de magia com o Gaitán; o Enzo a sentar o Dier; o Cardozo a fuzilar o Patrício. E, até, as bancadas a apoiarem com paixão aos 70', mesmo a perder por três. Não é que isto se trate de uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso."
Pedro Soares, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!