Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Cronologia do Benfica em 2022


"Janeiro: vive-se a ressaca do despedimento de Jorge Jesus e a dupla derrocada com o Porto, para a Taça e para o Campeonato (já com o novo técnico-mas-só-até-final-da-época-que-depois-vai-se-buscar-um-novo-treinador-e-aí-sim-começa-um-novo-ciclo Nélson Veríssimo). O ambiente na Luz é péssimo, com bancadas vazias a fazer lembrar tempos sombrios e as perspetivas para o resto da época são praticamente nulas. O sonho do título já lá vai, da Taça de Portugal também, resta a Taça da Liga e tentar ir o mais longe possível na Champions. O mês é feito aos trambolhões com empates na Liga e a 'cereja no topo do bolo' é o apuramento para a final da Taça da Liga, só para ser perdida para o Sporting. Deprimente. Rui Costa continua sem apresentar a auditoria prometida no ano anterior nem a proposta de alteração dos estatutos.
Fevereiro: o segundo mês do ano começa da mesma maneira que acabou o primeiro, num descalabro. Derrota com o Gil Vicente na Luz e assobiadela monstruosa para a equipa. Depois seguem-se vitórias sem grande brilho para o campeonato, um empate sem brilho no Bessa e um empate com algum brilho na Luz contra o Ajax, no regresso da Liga dos Campeões.
Março: mais um triste desfile pelo campeonato, mas o mês é pontificado por uma belíssima vitória sobre o Ajax em Amesterdão. Não foi uma exibição brilhante, mas segura o suficiente para arrastar o 0-0 e o cada vez mais MVP da temporada Darwin Nuñez marcar o golo da euforia de cabeça, logo numa semana em que muito se falou do seu cabelo. De forma surpreendente e numa época triste, o Benfica está entre as oito melhores equipas da Europa.
Abril: um mês com altos e baixos. Derrota em Braga, empate com o Famalicão, mas vitória em Alvalade. O karma do Benfica na casa do leão é tão forte que até Gil Dias marca lá golos. Pelo meio, confronto com o poderoso Liverpool e o Benfica faz o que pode. E o que pode até é mais do que se esperava. Derrota na Luz por 1-3, mas empate valoroso em Anfield a três bolas. Darwin é cada vez mais o cabeça de cartaz, marcando em Inglaterra e em Alvalade (bom, mas aí até o Gil Dias marcou). A equipa de juniores do Benfica sagra-se campeã europeia. Fim da 'maldição'?
Maio: a equipa de andebol do Benfica vence a Liga Europeia, o vólei é tricampeão nacional e a equipa feminina de futebol sagra-se bicampeã. Falta alguma coisa? Não me recordo. Ou vá, recordo, mas é tão doloroso. Parece que houve um jogo na Luz contra o FC Porto e aconteceram coisas, mas nem sei bem o quê porque saí do estádio após um remate do Zaidu. Nem sei se a bola entrou, que tinha o carro mal estacionado...
Junho: a equipa de basket do Benfica sagra-se campeã nacional, cinco anos depois. E logo contra o Porto. Na casa do Porto. Ser campeão em casa do maior rival deve ser...bom, adiante. Roger Schmidt é o novo treinador, começam a chegar novos reforços e não há muito mais a contar. É altura de banhos e praia.
Julho: o Benfica faz uma pré-época 100 por cento vitoriosa, semelhante ao 'Rolo Compressor' de 09/10. Schmidt a fazer lembrar o início de Jorge Jesus, mas com menos pastilha, bazófia e cabelo. E Jesus levava ligeira vantagem no domínio da língua portuguesa.
Agosto: arranque de temporada retumbante, com o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, vitórias nas primeiras jornadas da Liga e os juniores do Benfica a vencerem a Taça Intercontinental. Fim da 'maldição'? Mas tudo fica pálido após o falecimento de Fernando Chalana, um dos mais Gloriosos do Glorioso. Até sempre, Chalanix!
Setembro: tudo continua perfeito e maravilhoso. Benfica vence Vizela na Luz a jogar com um a menos e com um golo aos 98 minutos, apesar do clube nortenho ter estacionado um autocarro de três andares em frente à sua baliza e aparentemente todos os seus jogadores terem sido atropelados pelo autocarro várias vezes durante o jogo. Também épica é a vitória sobre a Juventus em Turim. Já em 2014 tínhamos sido lá felizes. Quer dizer, contra a Juventus, porque contra o Sevilha... enfim. Voltemos ao presente, que já me estou a recordar da cara daquele árbitro alemão.
Outubro: lãp que é lãp até já estranha tanta coisa boa. Que se passa aqui? Vencemos no Dragão, empatámos duas vezes com o milionário PSG, derrotámos a Juventus por um épico 4-3. Que feitiçaria é esta? David Neres finta tudo e todos, Enzo Fernández passa a tudo e a todos, Gonçalo Ramos marca a tudo e a todos e Rogério Chaimite é o novo herói das bancadas Benfiquistas.
Novembro: Benfica apura-se em primeiro lugar no grupo da Liga dos Campeões, após marcar meia dúzia ao Maccabi em Israel. Loucura total. No campeonato já se vai em oito pontos de avanço e certamente o Mundial não vai estragar nada disto, pois não?
Dezembro: o Benfica perde o primeiro jogo da temporada, mas não faz mal porque não é jogo oficial, depois empata contra o Moreirense e é eliminado, mas não faz muito mal porque é a Taça da Liga e depois leva 0-3 do Braga e bom, isso já é mau porque é para o campeonato. Para mim a culpa é do Enzo Fernández que chega a Portugal de cabelo pintado e todo o fanático da bola sabe que isso é mau sinal. Se o universo está equilibrado com o cabelo preto, porque foste mexer nisso Enzo?? Olha o que fizeste: o Benfica já perde jogos e o Chelsea quer dar 120 milhões por ti. Ah e Rui Costa continua sem apresentar a auditoria prometida no ano anterior nem a proposta de alteração dos estatutos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!