Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Efusiva homenagem a José Araújo


"O recinto do Campo Grande assistiu à despedida de um dos maiores fundistas de sempre do desporto nacional

José Araújo, o miúdo de Campo Maior que durante 20 anos envergou a camisola do Benfica, chegou longe, mais longe do que ele alguma vez havia sonhado. Tudo começou ali para os lados do Bairro das Amoreiras, quando ainda em tenra idade começou a interessar-se pela corrida. Circunstância da vida cedo o levaram ao exercício de uma profissão, conciliando-a sempre com a prática desportiva. Tornou-lhe o gosto, colecionando ao longo da sua carreira um palmarés invejável. Conquistou 11 títulos de campeão nacional e envergou 16 vezes a camisola da selecção nacional, destacando-se em 8.º lugar na Maratona dos Campeonatos da Europa de 1954, em Berna. Dias antes da sua homenagem, confessava à imprensa a saudade que iria sentir da competição, do prazer de cruzar a meta e cumprimentar respeitosamente todos os seus adversários. O Benfica, esse continuava a bater forte no seu coração, afirmando: 'Foi envergando a camisola do Sport Lisboa e Benfica que saboreei as minhas mais significativas vitórias, que vivi as horas mais felizes da minha vida desportiva'.
Na tarde de 28 de Agosto de 1960, foi muito o público que acorreu ao Campo Grande para saudar José Araújo. O programa desportiva iniciou-se por uma demonstração de saltos executada pela classe de ginástica do Benfica, que foi muito aplaudida. Seguiram-se as provas de atletismo, com a participação de representantes do Benfica e do Belenenses. Facto inédito e digno de registo foi a estreia de um atleta de origem alemã praticante desta modalidade no Clube, de seu nome Walchorst, que participou na prova de 800 metros. O sobrinho de José Araújo estreou-se na corrida de 3000 metros, tendo conquistado um honroso 4.º lugar.
Findas as provas, o atleta escutou emocionado o elogio feito por Matos Fernandes e pelo dr. Salazar Carreira, traçando o seu perfil, destacando as suas qualidades de atleta invulgar, sendo amplamente ovacionado. A Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo de Lisboa e o Casa Pia atribuíram medalhas de mérito homenageado. O presidente Maurício Vieira de Brito desceu até ao campo, saudando calorosamente Araújo, e entregou-lhe uma lembrança do Clube, seguindo-se ofertas de diversas instituições e de admiradores anónimos que não quiseram deixar de homenagear o valoroso maratonista.
Após as homenagens, o atleta e o seu sobrinho deram uma volta derradeira no campo, recebendo calorosos aplausos da assistência. O programa terminou com um desafio de futebol entre a equipa do Benfica e a do Oriental, na qual os 'encarnados' tiveram melhor desempenho, vencendo a partida por 3-0.
Pode saber mais sobre esta e outras histórias do atletismo benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!