Últimas indefectivações

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Velhos hábitos do nosso futebol

"Em Portugal há uma garantia absoluta: um Benfica - FC Porto, seja em que prova for, terá sempre um árbitro do Porto a dirigir a partida.

Acabou o campeonato nacional? Nada disso. Em Portugal há sempre mais futebol fora que dentro das quatro linhas. Nem com o País infectado se desinfectam os nossos hábitos.
Na luta pelo terceiro lugar a derrota do FC Porto em SC Braga e a vitória do Benfica sobre o Sporting deram aos arsenalistas um lugar de destaque. Diria em defesa de Rùben Amorim, que conseguiu o terceiro lugar para o SC Braga e evitou que o Sporting fosse pior que quarto.
Não sabemos quem desceu porque será decidido fora do relvado. Mesmo o Aves, que sabemos que foi despromovido, não sabemos para onde desce e até onde vai.
Em Inglaterra sabemos que a final da Taça é em Wembley; em Portugal temos que saber quem joga a final para saber onde é a final. Vamos para Coimbra com a ilusão de a poder disputar de forma leal e séria.
A única garantia é que um Benfica - FC Porto, seja onde for, para que competição for, terá um árbitro do Porto a dirigir a partida. Essa é uma verdade que o International Board por lapso não passou a escrito.
Outra realidade patusca do nosso futebol é a de terminarem campeonatos e minutos depois se saber que os treinadores que eram, já não eram. Daniel Ramos, afinal, já não era do Boavista; João Henriques já não era do Santa Clara; Carlos Carvalhal já não era do Rio Ave; Ivo Vieira já não era do V. Guimarães; José Gomes já não era do Marítimo; Artur Jorge já não era do SC Braga; Vítor Oliveira já não era do Gil Vicente, etc, etc... No final da Taça de Portugal vamos continuar a ver quem era ou se já não era ninguém.
Em Portugal tanto faz correr bem, como correr mal, que, como para Tomaso di Lampedusa, é preciso que alguma coisa mude para que tudo continue igual. O Benfica somou a Bola de Prata, o melhor marcador da Liga foi Vinícius mesmo sem ser o escolhido para marcar os penáltis pelo Benfica.
Muito bem o Benfica em focar a semana na competição que falta. Interessa pouco o folclore noticiosos porque os verdadeiros objectivos são apenas os desportivos. Para a semana começa o mais pequeno defeso da história do nosso futebol, que por isso mesmo promete ser intenso e animado. Por agora apenas a disputa da Taça de Portugal nos interessa, tudo o resto é ruído."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!