Últimas indefectivações

sábado, 2 de maio de 2020

Tal Pai, tal Filho: Rafael Lisboa #2


"Pai e filho, treinador e jogador, ambos na mesma equipa…
Rafael Lisboa nasceu a 27 de Novembro de 1999 e é filho de uma das maiores lendas do basquetebol português. Perto de atingir a NBA aos 26 anos, Carlos Lisboa (pai de Rafael) tornou-se uma figura incontornável no basquetebol nacional atingindo números individuais e colectivos sensacionais. Seguindo as pisadas do pai, Rafael Lisboa estreou-se pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos, já representou a selecção nacional por duas vezes e conquistou prémios individuais e colectivos que ficarão na história do basquetebol nacional.

Percurso de Lisboa
O base português, como mencionado anteriormente, realizou a estreia pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos de idade, sendo que tem estado a representar o clube lisboeta durante toda a sua vida. A transição para sénior/profissional não se demonstrou tarefa fácil para o jovem, especialmente tendo em conta a exigência do clube, porém a existência do SL Benfica B permitiu-lhe crescer gradualmente, entrando aos poucos na disputa por um lugar na equipa A.
Para além de ter realizado toda a sua formação no SL Benfica, o jovem português teve a oportunidade de representar a selecção de Lisboa na Festa do Basquetebol Juvenil e ainda a selecção nacional sub-20, em dois europeus da divisão B (2018/2019).
Mais recentemente, estreou-se pela selecção nacional na pré-qualificação do Mundial 2023 de basquetebol, numa temporada que tem sido de maior afirmação para o basquetebolista português. Esta afirmação tem sido, no entanto, um pouco comprometida pela competitividade que existe no plantel, tendo jogadores de elevada experiência à sua frente na mesma posição. Apesar disto, não foi dado impeditivo de realizar jogos fantásticos e números excepcionais. Como partidas de maior referência desta época, temos a partida diante o Terceira Basket onde realizou 17 assistências, e o jogo diante o CAB Madeira onde efectuou 15 assistências. Lisboa, inclusive, é o base com maior volume de assistências na liga (114).

Europeu de Sonho
Depois de uma época maioritariamente na equipa secundária do SL Benfica (2018/2019), Rafael Lisboa foi umas das principais estrelas do Europeu de sub-20 divisão B, que se realizou em solo português e que Portugal viria a conquistar. O jovem base português foi considerado o melhor jogador do torneio (MVP) e executou médias fantásticas (17.4 pontos, 3.1 ressaltos e 4.9 assistências por jogo).
 Apesar da maioria das atenções estarem centradas em Neemias Queta (vinha de um NBA Combine), foi o base que agarrou os holofotes, com exibições muito bem conseguidas e numa final épica (mesmo sem Neemias) onde Lisboa demonstrou ter a capacidade de agarrar na equipa quando ela mais urgiu. De resto, a sua influência no lado ofensivo do jogo faz-se sentir assim que pisa o campo de basquetebol, aconteceu com a selecção sub-20, no verão de 2019 e aconteceu nesta época com o SL Benfica.

Como Se Define Enquanto Jogador?
Enquanto jogador, Rafael até demonstra semelhanças ao pai, como base/extremo lançador com excelente visão de jogo, todavia o jovem português seja bem mais «apegado» à bola que a lenda alguma vez foi. Apesar das semelhanças com o pai, físicas e técnicas, Carlos sempre se demonstrou mais perigoso sem bola e no «recebe e lança» (através essencialmente de staggers) e o filho, paradoxalmente, com bola, criando através do drible ou criando o seu próprio lançamento.
O jovem base português, demonstra um lançamento muito rápido e de elevada eficácia, sempre procurando o lançamento exterior como primazia na sua selecção de lançamentos, ao passo que para além do tiro exterior, Lisboa é exímio a realizar «floaters» e a procurar finalizar perto do cesto (mesmo com a presença de jogadores com elevada estatura por perto).
Apesar disto, não é no lançamento onde Rafael parece superiorizar relativamente à concorrência. A sua capacidade incrível de assistir os colegas, de tomar quase sempre a decisão acertada e de ler o jogo como poucos, são atributos que fazem do jovem português um dos melhores bases a actuar em Portugal. A juntar a isso, Lisboa segue de forma exemplar o sistema de jogo em que está inserido, adicionando naturalmente o seu requinte técnico nas suas acções.
Em termos atléticos, Rafael não é de estatura elevada (1.82 metros), podendo comprometer várias vezes defensivamente, contudo não seja este o revés que lhe impeça de singrar.
Mentalmente, Rafael não transmite a mesma personalidade extrovertida e impositiva que o pai antes demonstrava, nem é o líder dentro de campo que se pede por vezes, contudo, denota-se, pela entrega que tem ao jogo, a presença de um «animal de competição» destemido, sem medo de enfrentar os desafios.
Por fim, Rafael Lisboa é um vencedor desde pequeno e conjugando isso com a influência que acarreta na equipa, o jovem de 20 anos tem tudo para trilhar um caminho épico (que já iniciou) na sua carreira e superar alguns números que o pai já efectuou um dia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!