Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Época de Hóquei em Patins 2019/20

"A época de Hóquei em Patins terminou e é altura de fazer uma introspecção à temporada que passou.
Esta seria a época de afirmação do novo treinador do Benfica, Alejandro Domínguez. O plantel em relação à temporada anterior teve apenas uma saída, de Miguel Rocha para o Barcelos, e teve duas entradas, o defesa espanhol de 29 anos Edu Lamas do Liceo e o regresso do avançado português de 23 anos Gonçalo Pinto que tinha estado emprestado ao Valongo. Ambos revelaram-se grandes mais-valias. O Gonçalo Pinto assinou 15 golos e foi o nosso 5º melhor marcador, o que para um jogador que supostamente iria ser o 11º elemento do plantel é muito bom. O Edu Lamas foi o melhor defesa do Campeonato juntando ainda mais 11 golos.
Internamente a época foi positiva. Estávamos em primeiro com 19 jogos, 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, num Campeonato super equilibrado. A grande desilusão foi o empate contra o HC Braga fora de casa, que em abono da verdade também venceu o Porto e empatou com o Barcelos - ou seja numa era uma equipa qualquer. Perdemos em Barcelos num jogo que não nos saiu muito bem e no Porto com alguma falta de sorte. Mas ganhámos à Oliveirense e ao Sporting em casa. por 8-3 e 6-3. O nosso calendário era mais difícil que o do Sporting, mas creio que o Campeonato se iria decidir no jogo no João Rocha. Se empatássemos ou ganhássemos esse jogo teríamos boas chances de sermos Campeões. Na Taça de Portugal jogámos apenas duas eliminatórias contra uma equipa da 3º Divisão, o Lavra de Matosinhos, e da 2º Divisão, o Alenquer. Estávamos nos oitavos-de-final.
Lá fora, jogámos a Liga Europeia num grupo com o Barcelona e tivemos dois jogos onde foi possível ver quem são as duas melhores equipas a praticar Hóquei em Patins no mundo. Empatámos em Barcelona 5-5 e perdemos 4-2 na Luz - foi o único jogo que o Barcelona não ganhou em casa nesta temporada. Os outros três jogos ganhámos. Iríamos cruzar com o FC Porto nos quartos-de-final da Liga Europeia, o Sporting estava praticamente eliminado, o que significa que possivelmente poderíamos ter ido à Final da Liga Europeia, se batessemos o FC Porto.
A nível de individualidades, esta época foi um grande salto qualitativo em relação ao ano passado. Lucas Ordoñez foi o nosso melhor marcador na Liga Europeia (7 golos, 4º melhor da prova) e do Campeonato (20 golos, 6º melhor da prova). O Benfica teve o 2º melhor ataque (atrás do Porto) e a 2º melhor defesa (atrás do Sporting) do Campeonato. Diogo Rafael voltou a ser um dos jogadores mais influentes dos dois lados do campo. Pedro Henriques, Carlos Nicolía e Jordi Adroher melhoraram bastante em relação ao ano passado. Valter Neves não mostrou sinais da idade e teve uma das melhores temporadas com a camisola do Benfica. Gonçalo Pinto conquistou o seu espaço. Vieirinha continuou a mostrar sinais de evolução. Mesmo Marco Barros, quando Pedro Henriques não jogava, esteve a bom nível. O único jogador abaixo das expectativas foi Albert Casanovas.
Na próxima temporada, vai haver poucas mudanças. Pedro Henriques vai continuar a ser o dono da baliza e Marco Barros já renovou. Diogo Rafael também já renovou. Lucas Ordoñez, Carlos Nicolia, Edu Lamas e Gonçalo Pinto têm contrato. Vieirinha deverá renovar. Albert Casanovas já saiu, consta que tem um problema físico crónico nas costas. Jordi Adroher também deverá sair, apesar de ainda ter contrato. Para os seus lugares deverão entrar o argentino Danilo Rampulla de 21 anos, que emprestámos ao HC Braga esta temporada, onde marcou 17 golos, e o internacional português de 25 anos Xavi Cardoso que também esteve emprestado à Sanjoanense. A partir daqui já não restam muitas dúvidas.
Vamos ficar sem um avançado de área e ganhar mais um jogador a jogar por fora. Casanovas deu tudo pelo clube, mas nestes dois anos acrescentou pouco ao Hóquei do Benfica. Este ano foi até, de longe, o menos utilizado. Jordi Adroher baixou bastante o rendimento em relação aos primeiros três anos. Danilo e Xavi são sangue fresco para ficar no clube por muitos anos. Danilo pode mesmo estar no Benfica mais do que uma década. A equipa foi claramente vítima do covid-19. Haverá um corte no orçamento significativo. Mas a nível de talento parece-me que vamos estar mais fortes. Agora depende como é que o Alejandro Dominguez vai trabalhar o avançado de área. Neste momento o único jogador que parece capaz de fazer essa posição é Gonçalo Pinto.
O FC Porto vai estar melhor na próxima temporada. O Sporting parece ter algumas incerteza no plantel. O Campeonato vai continuar a ter um nível alto, mas desta vez com uma Oliveirense provavelmente mais fragilizada. Vamos ver como é que os plantéis vão fechar. Mas uma coisa é certa: o Benfica vai estar na luta."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!