Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Entrevista para ver e rever

"No passado sábado, dia 11, o director-geral do futebol profissional, Tiago Pinto, deu uma ampla e importante entrevista em que revelou, ponto por ponto, o plano de acção gizado e implementado para a nossa equipa de futebol desde que surgiu o surto de coronavírus. Anteviu também um pouco do futuro pós-pandemia, sabendo-se, no entanto, que não há prazo definido para o regresso à normalidade e não se conhecem igualmente as consequências que advirão desta situação inusitada.
O que se sabe, porém, e conforme explicitado por Tiago Pinto, é que, independentemente de quando se der esse regresso e seja qual for o contexto nessa altura, "o Benfica vai ter a necessidade de continuar ganhar". Esta é uma das premissas, porventura a mais relevante, transversal no Clube, imutável e orientadora do empenho dos seus dirigentes e profissionais, que norteiam todas as decisões tomadas. Tudo no Benfica é feito com o intuito de haver retorno desportivo. "Ganhar, ganhar, ganhar", como recentemente afirmou o Presidente Luís Filipe Vieira.
Neste momento, e no que diz respeito à nossa equipa principal de futebol, Tiago Pinto esclarece: "A nossa grande preocupação diária é ter a certeza de que tudo se fez durante este período para, quando o futebol voltar, o Benfica estar mais capaz do que os outros e ganhar as 11 finais."
Esse regresso só se dará se e quando as autoridades o permitirem, previsivelmente num ambiente controlado, com jogos à porta fechada e vigilância permanente das condições de saúde de todos os intervenientes. Para já, a intenção, partilhada pela Liga, UEFA e Associação Europeia de Clubes, passa pela conclusão das competições.
Assim, está previsto que o regresso aos treinos, ainda que com limitações e salvo indicações em contrário por parte das autoridades da saúde, se verifique em maio e que as competições ressurjam, o mais tardar, em Junho. Entretanto, os jogadores estão a gozar um curto período de férias após um mês de trabalho intenso em casa, sob coordenação da equipa técnica e com apoio dos vários departamentos, para manutenção da forma desportiva de acordo com planos de treino individuais.
O nível de detalhe do acompanhamento dos jogadores impressiona e é revelador da esfera de acção alargada da estrutura do futebol benfiquista. Um dos exemplos apontados por Tiago Pinto está relacionado com a alimentação dos atletas, a qual é definida por nutricionistas de acordo com a recolha permanente de dados acerca do estado físico dos jogadores. As refeições são então confeccionadas segundo os parâmetros definidos para cada jogador e entregues diariamente nas suas casas.
A incerteza é, ainda, a norma. No entanto, é com enorme confiança, empenho e determinação que a enfrentamos. A rapidez com que o Sport Lisboa e Benfica transitou do seu contexto habitual para outro, caracterizado pela indefinição a todos os níveis, é demonstrativa da liderança e organização que pautam o dia a dia do Clube. 
#PeloBenfica"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!