Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de outubro de 2019

O scouting do Benfica e Luís Campos

"Em 2017-2018 jogavam no Campeonato Argentino German Conti, Cristian Lema e Lisandro Martinez. Todos jogavam em equipas do meio da tabela. O Colón de Conti ficou em 11º, o Belgrano de Lema ficou em 13º e o Defensa y Justicia ficou em 9º. Os três jogadores fizeram entre 24 e 28 jogos pelas respectivas equipas. O Benfica decidiu contratar Conti e Lema. Conti veio a 3.5M. Lema veio a custo zero - apesar de já sabermos que isso implica um prémio de assinatura maior. O Defensa y Justicia assinou em definitivo com Lisandro Martinez nessa altura que estava emprestado pelo Newell’s por 2M. Seis meses mais tarde, o Ajax iria contratar o argentino deixando-o ficar na Argentina até ao final da época. Hoje o Lisandro Martinez é titularíssimo no Ajax, já é internacional argentino, fazendo até várias posições. O Lema está emprestado ao Newell’s e o Conti tem 10 jogos pelo Benfica.
O Benfica foi à Argentina procurar centrais. Os responsáveis do clube devem ter visto vários jogos, mas acabaram por trazer dois jogadores perfeitamente banais que não tinham lugar no Vitória de Guimarães, quanto mais no Benfica, deixando o craque para o Ajax. Parece mais que o Benfica viu a notícia que Lema e Conti tinham sido os dois melhores centrais da Argentina e nem viu os jogos. 
Enganem-se se pensarem que isto é caso único. Em 2017 o Benfica contratou para a equipa principal Bruno Varela (que está emprestado ao Ajax), Mile Svilar (que está a jogar na equipa B), Douglas (que está no Besiktas), Mato Milos (que assinou em definitivo pelo Aves), Filip Krovinovic (que está emprestado ao WBA), Gabriel Barbosa (que está no Flamengo) e Haris Seferovic. Em Janeiro de 2018 foram buscar um sueco ao Malmo que chegou a jogar e já voltou ao Malmo. No verão de 2018, Vlachodimos, Corchia (que o Sevilla emprestou ao Espanyol), Ebuehi (que ainda não se estreou na equipa principal), Conti, Lema (que está emprestado no Newell's, Gabriel, Alfa Semedo (que está emprestado ao Nottigham), Nicolas Castillo (que já vendemos ao América) e Facundo Ferreyra (que está emprestado ao Espanyol). Ou seja, sobram Vlachodimos, que tentámos substituir durante o verão, Svilar, Conti, Gabriel e Seferovic. Desses talvez o Svilar, o Gabriel e o Seferovic sejam os únicos jogadores com talento acima da média (e o Seferovic aqui pesa bem mais a sua época passada e não a deste ano ou a do primeiro ano).
Bem sei que é impossível acertar todas as contratações. Mas falhar quase todas só é possível perante uma dose monumental de incompetência. É nessa realidade que nós estamos. O Benfica é extremamente incompetente a contratar. Não podem dizer que é porque pagamos pouco, porque o Ferreyra veio receber para um salário astronómico para a realidade dos clubes fora do top15 europeu. Nós contratamos mal porque o nosso scouting é mau. Basta ver o exemplo inicial que dei onde trouxemos dois centrais de um Campeonato e mesmo assim deixámos o melhor lá. Mesmo quando o nosso scounting descobre talento é quase por acaso. Basta relembrar que descobrimos o Chiquinho na Académica e oferecemos 50% do passe dele ao Moreirense no mês seguinte, para um ano depois irmos lá buscá-lo de novo. Ninguém tem uma bola de cristal. Mas falhar assim tanto é demais.
Nesta mesma altura, Luís Campos, um infame treinador português, começou a trabalhar como Director Desportivo do Lille. Em 2017-18 o Lille foi buscar Nicolas Pépé que vendeu ao Arsenal por 80M, Kévin Malcuit que já vendeu ao Nápoles por 12M e Thiago Mendes que já vendeu ao Lyon por 22M. Em 2018-19 foi buscar o Zeki Celik, que é um dos laterais direitos mais promissores do mundo, Jonathan Bamba a custo zero que fez 41 jogos e 14 golos, e Rafael Leão que já vendeu 23M ao AC Milan. Este ano já foi buscar Tiago Djálo, Renato Sanches, Yusuf Yazici e Victor Osimhen que têm sido titulares no Lille. O Osimhen leva 7 golos. O Yazici já se fartou de fazer assistências. O Lille é hoje uma referência na Europa, como nós somos, de talento jovem. Vive assente dentro de uma estratégia de Luís Campos que é inegável que tem resultados incríveis. O Lille sabe descobrir talento como poucos clubes o fazem.
Já nós, vivemos do que o Seixal nos dá. Se for muito bom e jogue na frente de ataque já sabemos que só dura até ao próximo mercado abrir. Se for muito bom e jogue atrás talvez dure um ou dois anos. Se não houver nada, metemos o nosso scouting a trabalhar e garantimos que temos um cepo a jogar no Benfica.
O nosso scouting é hoje um dos nossos principais problemas. O Benfica não sabe descobrir talento. É péssimo a fazê-lo. Vivemos em exclusivo do Seixal. Não há estratégia nenhuma. Não há ideias. Não há planos. É isto que é o Benfica em 2019/2020. O Benfica está podre a nível de scouting porque não há accountability nesta área. Corre bem? Boa. Corre mal? Boa na mesma. Ninguém sai responsabilizado. É incrível como andamos há anos a contratar mal mas nunca ninguém é despedido. E isto tem efeitos no nosso futebol. Nós vamos sentir isto na pele muito em breve. A nossa equipa sem o João Félix já metia dó. Agora sem o Rafa também vai ser doloroso de assistir.
O Benfica precisa urgentemente de um Director Desportivo. Alguém que acima de tudo assuma as responsabilidades por contratar jogadores péssimos. Alguém que pense nas transferências que faz no curto, no médio e no longo prazo. Estamos na nossa melhor fase a nível financeiro. Temos capacidade para gastar 40M em dois jogadores. Mas conseguimos tirar rendimento do dinheiro que investimos. Temos que dar o próximo passo. Há dois homens que me parecem indicados para o trabalho e que acredito que estejam bem dentro do nosso alcance, bem como estariam interessado: José Boto ou Luís Campos. Numa altura em que as eleições se aproximam, deixo o desafio às eventuais candidaturas para que apresentem nomes para Director Desportivo. Deixem o Futebol para quem percebe de Futebol e que o Presidente se foque na estratégia global do clube."


PS: O Luís Campos tem feito de facto, uma grande trabalho como Director Desportivo, pelos Clubes onde passou, a diferença é que no Lille por exemplo, a pressão, jogo a jogo, jornada a jornada, é completamente diferente... não existe a cobrança imediata, que temos no Benfica, é muito mais 'fácil apostar e dar tempo a contratações! Dito isto, reitero, como treinador era um zero, mas como 'contratador' praticamente não falha!!!

10 comentários:

  1. O director desportivo é o Rui Costa, o administrador com o pelouro do Scouting, uma das pessoas que mais percebe de futebol em Portugal e que nenhum dos outros grandes tem igual nas suas estruturas.
    O José Boto saiu porque quis provar outros desafios muito aliciantes financeiramente, como deixou muito claro quando se foi embora. Não foi mandado embora como se insinua. Bruno Lage fez o mesmo quando saiu.

    O texto pode ter alguma razão, mas exagera bastante porque quer marcar um ponto.
    Insinuar que a contratação de Félix foi uma sorte ou um acaso é de uma falta de seriedade gritante.

    Afirmar que o Benfica está podre a nível de scouting porque não há accountability é um disparate de todo o tamanho como se a "accountabaility" fosse A panaceia que resolve problemas de "know-how".

    Cada vez é mais difícil contratar pérolas desconhecidas agora que qualquer pé descalço vai à América do Sul contratar. E os preços dispararam. Jà nem falo na Europa.
    Compreende-se a frustração, não se compreende o chorrilho de exageros.
    Luis Campos revelou-se muito bom, mas acham que temos possibilidade de o contratar quando tem os maiores europeus a cobiçá-lo?

    Será que a pessoa que escreveu o texto costuma ver os jogos da formação do Benfica? Com certeza que não.

    ResponderEliminar
  2. Agora o problema é não haver dinheiro para pagar a Campos e a Botos!
    Mas para pagar balúrdios a jogadores que não calçam, isso já há!
    Será porque os Campos e os Botos não dão comissões?
    E quais foram as últimas grandes contratações do "que não tem igual nas outras estruturas"?
    O Tábarato?
    Contorcionismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo o que nos faltava ter o troll e idiota inútil do Viriato a comentar aqui.

      Eliminar
    2. O viriato é uma figura, alguns dizem que verdadeira outos que é simplesmente uma marioneta que consoante o dia e hora pode ter uma mão diferente enfiada pelo traseiro a manobrar a coluna...ora o sombrinhas, ora o patráo rgs...ora outro qualquer...ninguém sabe ao certo quantos sujeitos aquele triste traseiro serve...o que todos sabem de certeza é que aquilo está tão bem preparado que qualquer braço entra lá com muita facilidade!

      Eliminar
    3. O Viriato tem mais Benfiquismo nas meias dos pés que vocês nesse corpo todo bem anafado de comer à conta do Glorioso!

      Eliminar
  3. Texto ridiculo mesmo feito à medida para estimular divisão entre benfiquistas como tem sido tão popular ultimamente….
    Então o autor ao analisar as contratações do Benfica só Analisa o aspecto desportivo(numa Altura em que apesar de tudo a equipa tem estado mais estabilizada e reforçada com jovens da formação) mas em relação ao campos já Analisa o aspect financeiro?? Deve achar que todos comem gelados com a testa? Compare-se o comparável como afirmar que o Benfica só neste ano fez mais dinheiro em vendas de passes que o Lille em toda a sua história ou o campos em toda a sua carreira! Seam minimamente sérios pois este tipo de criticas só fazem sentido a quem seja mesmo tapado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando te referires ao Benfica ou aos Benfiquistas tem respeito e escreve com letra maiúscula!
      E agora podes ir comer gelados com os olhos todos!

      Eliminar
    2. Anónimo, percebi porque não assinas... além de cobarde em não dar o nome, percebes tanto de gramática como de benfiquismo... Volta lá pôr a.lingua naquele lugar que tanto gostas do viriato e deixa de fazer comentários estúpidos.

      Eliminar
    3. Esqueci de assinar!
      Inlander
      Serve?

      Eliminar
    4. Deixas-me sem palavras com tanta importância na tua vida, pá…. Obrigado mas não é preciso, deixa alguma coisa para o viriato,tá?

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!