Últimas indefectivações

domingo, 21 de julho de 2019

A pedagogia do desporto

"Se educação constitui um problema demasiado sério para ser deixado unicamente aos teóricos da pedagogia, parafraseando uma célebre frase, eu diria o mesmo para o desporto. O estudo sobre o processo de ensino das actividades físicas tem tido um desenvolvimento particular, sobretudo nestes últimos anos. A investigação neste domínio tem-se inspirado dos modelos empregues nas ciências da educação. A descrição das interacções professor-aluno, os seus comportamentos específicos, a identificação de algumas variáveis em relação ao sucesso dos alunos e a identificação das principais competências para ensinar são muitas vezes referenciadas sobre o processo didáctico das actividades físicas e sobre a formação dos professores de educação física e/ou treinadores. Vários estudos têm sido feitos sobre o assunto. Mais no estrangeiro do que em Portugal, diga-se de passagem. Algumas das conclusões apontam para o facto do professor de educação física e/ou treinador passar mais tempo a observar do que a ensinar nos momentos de treino.
Este ano a Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (em Portugal) comemora o seu 10.º aniversário. É habitual realizar um congresso anual. Nos dias 25 e 26 de Outubro de 2019, com a parceria da Escola Superior de Educação de Coimbra, vai ter lugar o seu 8.º encontro. Pretende debater “o papel dos profissionais do desporto na educação para os valores”. É demasiado ambiciosa, pois refere que é reconhecido “o papel dos valores e competências sociais para um desenvolvimento sustentável, prevenindo problemas globais como a inactividade, a obesidade, o desemprego ou os conflitos”. O desporto é visto como um instrumento para a educação. Apesar de algumas derivas (corrupção, dopagem, violência, etc.), convém não atribuir ao desporto mais funções do que ele possui ou que pode assumir.
Esperemos que este Congresso traga novidades sobre as investigações realizadas em Portugal. Para mais informações, veja http://www.ipg.pt/scpd/8congresso-scpd/default.aspx"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!