Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de março de 2019

O dilema Samaris

"O movimento #renovasamaris tem crescido nas últimas semanas e são já muitos os benfiquistas que exigem a renovação do jogador, convencidos pela sua forma recente e inquestionável influência no crescimento da equipa. Mas antes de dar a minha opinião sobre o assunto, convido-vos a analisar os números do grego desde que chegou ao Benfica para termos um contexto histórico da situação. 
Samaris chegou ao Benfica em 2014/2015, no último dia do mercado, oriundo do Olympiakos por cerca de €10M. Dado o valor do investimento e estarmos a falar de um internacional grego, a expectativa é que se tornasse rapidamente titular indiscutível no meio-campo benfiquista que se encontrava órfão de um líder desde a saída de Matic para o Chelsea, 6 meses antes, e da lesão grave de Fejsa na temporada anterior.
Mas a verdade é que o então #7 demorou a justificar o investimento e foi sempre um backup de Fejsa sempre que este se encontrava apto... isto até à entrada em cena de Bruno Lage. 
Vamos a números:

Histórico jogos
2018/19 - 17/2
2017/18 - 25/1
2016/17 - 32/0
2015/16 - 41/2
2014/15 - 37/0
Total - 152/5
Média - 30,4 jogos/ época (até ao momento)

Títulos pelo Benfica
3 Campeonatos
1 Taça de Portugal
2 Taças da Liga
1 Supertaça
Total - 7

Os números mostram-nos que Samaris foi sempre um elemento válido do plantel sem nunca chegar a ser indiscutível, especialmente a partir do momento em que Fejsa estabilizou do ponto de vista físico.
O resultado da votação acima exposta seria certamente muito diferente se tivesse sido feita há 6 meses atrás porque a última temporada, indiscutivelmente a pior do grego na Luz, foi marcada por inúmeros problemas disciplinares dentro do campo. De qualquer modo, a realidade actual é completamente diferente e o agora número #22 assumiu-se como titular no meio-campo fazendo uma dupla muito interessante com o Gabriel. No entanto, é preciso recordar que esta ascensão à titularidade teve como origem mais uma lesão do Fejsa, o que não retira mérito ao trabalho do Samaris, mas deixa a duvida se estaríamos neste momento a ter este debate se o sérvio não se tivesse magoado.

Samaris renova, sim ou não?
Quem costuma ouvir o podcast Benfica FM sabe que sempre fui grande apreciador do jogador e por isso naturalmente a resposta será "SIM". Mas é um sim com algumas condicionantes, nomeadamente:
▶ Não deverá ser feita a qualquer custo e sob ameaça de assinar por um rival.
▶ Deverá ser feita uma análise à situação do Fejsa e do Samaris devido à ascensão de Florentino. Na minha opinião, apenas um destes deveria continuar no Benfica sendo que a minha preferência recai para o grego por ser mais novo, menos propenso a lesões, ser um jogador mais completo e um verdadeiro líder no balneário.
▶ No máximo por mais 3 anos.
E vocês, acham que o Samaris deve renovar? Deixem a vossa opinião nos comentários."

1 comentário:

  1. Fejsa é muito bom sem bola, mas quando temos bola, é menos um...e um Benfica de posse e dominador como este de Bruno Lage não se pode dar ao luxo de jogar as fases ofensivas com menos um jogador.

    Samaris tem que renovar, sim. Vale por dois ou três Salvios...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!