Últimas indefectivações

sábado, 1 de setembro de 2018

Olisipo de Odisseu

"Cerrado o mercado, o melhor reforço para os grandes foi o guarda-redes alemão e grego Odysseas Vlachodimos, pomposo nas defesas difíceis, sereno nas fáceis. E nem sempre tem sido fácil ao Benfica preencher a posição, ora porque os descobre bons de mais, como Oblak ou Ederson, ora porque não tanto, como Bruno Varela.
De qualquer forma, um Odysseas em Lisboa despertou-me a lendária associação, até romântica, de que a capital portuguesa fora fundada por Ulisses, o mitológico herói da Odisseia de Homero e que, na verdade, em grego se chamava Odysseu (do qual derivam variantes como Odysseas), só depois traduzido para latim como Ulisses. Geógrafos e historiadores da Antiguidade Clássica ligaram viagens de Odisseu à Península Ibérica e a lenda foi-se misturando pelos séculos (milénios, aliás) com uma espécie de realidade, de resto reforçada, com credibilidade, pela semelhança com o nome Olisipo, que segundo me foi explicado pelo professor de filosofia e tradutor de obras gregas António de Castro Caeiro (amigo a quem liguei para o aborrecer de morte com isto) não faz sentido, pois Olisipo é uma palavra dos fenícios, que fundaram a cidade cerca de 1200 a.c.; e explicou-me ele ainda que Odisseu quer dizer 'odiado por deuses e homens', talvez o nome mais rock, mais gótico, que pode haver, não?
Li ainda um artigo da VortexMag que, consoante quem por já cá andou, Lisboa já foi Alis Ubbo (significa enseada amena), Felicitias Julia Olisipo, Aschbouna, Al-Ulixbona ou Al-Lishbuna, Uluxbuna ou Ulixbona. Ou seja, nenhum destes nomes, nem sequer o tal Olisipo, tem, confirma-se, o que quer que seja a ver com Ulisses, ou melhor, com Odisseu.
Em todo o caso, pelo que se tem visto no Benfica, parece que Lisboa terá, efectivamente agora, muito a ver com um tal Odysseas. Também aí, possivelmente, aposto que só por um anito, antes de voltar a uma Ítaca qualquer."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!