Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de julho de 2018

Século novo, estádio novo!

"Em dia de inauguração, o público iluminou e... a Águia voou.

Depois de 47 anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e da sua massa associativa, o Estádio da Luz, inaugurado a 1 de Dezembro de 1954, cedeu o seu lugar.
A construção de um novo estádio foi aprovada em Assembleia-Geral a 28 de Setembro de 2001 e, ainda nesse ano, foi iniciado o processo de demolição do antigo. Num esfregar de olhos, o novo estádio começou a ganhar forma e em apenas dois anos e projecto do arquitecto Damon Lavalle estava concretizado.
A cerimónia inaugural teve lugar a 25 de Outubro de 2003. Nem o 'céu nebuloso, (os) ventos fortes e (os) aguaceiros' desencorajaram os benfiquistas que desde manhã cedo coloriram as redondezas de vermelho, vindos 'de todos os cantos do planeta'.
'Precisamente às 21h18, Jorge Sampaio (Presidente da República) declarou inaugurado o novo  Estádio' ao descerrar a placa que, na porta 1-2-3, assinala a data. No interior, os 65 000 espectadores - boquiabertos e visivelmente emocionados, não paravam de exclamar: 'É lindo!' - acompanharam tudo através de ecrãs gigantes. Seguiram-se os habituais discursos, muito fogo de artifício e coreografias com dezenas de bailarinos.
O público juntou-se à festa e participou nas coreografias, ascendendo os cartões-luz que a organização distribuiu à entrada do recinto. E a cada sinal, nas bancadas, 'milhares de luzes piscaram como estrelas do céu'.
Um dos momentos mais altos da noite teve Vitória como protagonista, uma águia que, para surpresa e júbilo dos presente, desceu, planando, do alto do terceiro anel, 'passou sobre a equipa' e pousou 'altiva e dominadora' no emblema. Ou melhor, o objectivo era esse. Talvez assustada pelo enorme ruído que a envolvia, aterrou primeiro no chão, mas voltou a bater as asas e lá 'cumpriu o objectivo, aceitando com agrado os pedaços de carne que já a aguardavam'.
A finalizar a cerimónia, o jogo com o Nacional de Montevideu. Eusébio deu o pontapé de saída e Nuno Gomes estreou a baliza. 'E os festejos prosseguiram pela noite dentro...'
Na exposição temporária Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão, patente no Museu Benfica - Cosme Damião, encontra expostos alguns objectos referentes à inauguração do Estádio, entre eles um dos cartões-luz entregues aos adeptos."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!