"Os regulamentos do futebol em Portugal não mudaram mas, atendendo ao que se passou nas duas últimas rondas do campeonato, até parece. Dito por outras palavras, esta é uma modalidade em que continuam a existir três desfechos possíveis, embora recentemente tenham ‘desaparecido’ os empates. Confuso? A verdade é que nas duas derradeiras jornadas da Liga não se registou uma só igualdade, contrariando aquilo que é habitual. Esta temporada, após a disputa de 22 rondas, já são quatro as que não tiveram empates (a 6 e a 10 foram as primeiras). Percentualmente não é muito significativo (18,18%), mas tendo como base aquilo que se verificou na última década, esta é já uma das épocas com mais jornadas sem igualdades. Com mais, aliás, apenas a de 2013/14, quando aconteceram cinco. Tendo em conta que ainda falta realizar 12 rondas, não seria surpresa que esta marca fosse igualada ou até superada.
Futebolisticamente, claro, não se pode dizer que à ausência de empates corresponda uma melhoria da qualidade do jogo. Ainda assim, sem igualdades já se sabe que as partidas têm golos e isso, por si só, é positivo. De resto, em algumas paragens – como os Estados Unidos – tudo o que seja jogo em que exista vencedor e vencido... é bom sinal. Os empates, em determinadas culturas, não são aceites com o mínimo agrado.
Regressemos a Portugal: o Sp. Braga é a equipa que mais contribui para a diminuição dos empates, pois só tem um esta época (em Alvalade, na jornada 11, e com o 2-2 final a surgir nos descontos). No polo contrário, curiosamente, estão os dois últimos colocados. O V. Setúbal, ‘lanterna-vermelha’, soma nove igualdades, enquanto o Moreirense (penúltimo) conta sete.
Sabia que...
» O Sporting estabeleceu um novo máximo de remates? Os leões visaram a baliza do Feirense 29 vezes, superando as 27 do FC Porto na jornada 3 (com o Moreirense). A melhor marca leonina estava em 17 (com o V. Setúbal). O Sporting-Feirense, acrescente-se, passa a ser o jogo com mais remates (36), ultrapassando os 35 do Sp. Braga-FC Porto (ronda 4) e do Tondela-Boavista (11).
» O Estoril só fez 5 faltas em Moreira de Cónegos? Até agora, o registo mais baixo da prova pertencia ao Rio Ave (seis em Tondela, na ronda 13). Esta foi a segunda jornada com 6 penáltis? Antes, na 20.ª, já havia sido assinalada meia dúzia de penáltis. Nessa altura foram desperdiçados dois, agora apenas um.
» Esta ronda foi a que teve mais cartões? Os árbitros exibiram 57 (54 amarelos e 3 vermelhos). O máximo até aqui estava em 54 (e 50 amarelos) na jornada 4."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!