Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

De cara lavada

"O Benfica não é só quem o faz, é também quem o lê. Como terão reagido os leitores às mudanças ao longo do tempo?

Nasceu em 1942 como Sport Lisboa e Benfica. Hoje, sob o título O Benfica, soma quase quatro mil números publicados. Mas o caminho não foi linear ao longo destes 75 anos. Para além do nome, foram várias as mudanças que sofreu. E os leitores, como reagiram a essas alterações?
Em 1953, quando Paulino Gomes Júnior (1912-2000) assumir, pela segunda vez, a direcção do jornal, essa foi uma das suas grandes preocupações. Por um lado, o novo director considerava 'necessário apresentar qualquer coisa de novo', mas, por outro, uma questão inquietava-o: 'E a massa associativa? (...) como nos iria acolher?'.
Assim, quando no dia 9 de Abril O Benfica saiu para as bancas de cara lavada, mal os ardinas começaram a apregoar 'Olha «O Benfica»! Cá está «O Benfica»!', um repórter foi 'colher «in loco» as primeiras opiniões'.
O primeiro interpelado, surpreendido 'pacatamente sentado num «eléctrico»', ao ser questionado sobre o que pensava do jornal que lia, retorquiu:
'- O senhor escreve no «O Benfica»?
- Tenho essa honra!
- Tome nota, nesse caso, de que estou muito satisfeito com este número do jornal... Ainda o não li todo, mas aquilo que já vi satisfez-me em absoluto. Gráfica e literalmente'.
Pouco depois, a opinião de mais um leitor: 'Gosto muito do nosso jornal, tal como hoje apareceu. Melhorou substancialmente, quer no aspecto gráfico, quer na escolha de assuntos e na maneira de os apresentar'. Porém, não calou alguns aspectos que o desagradaram: 'Não gosto de impressão em amarelo, nem do emblema a negro no cabeçalho (...), acho que o emblema devia ser impresso a encarnado!'. Agradecendo a opinião franca, o jornalista seguiu caminho, abordando quantos encontrava com O Benfica na mão, e os elogios repetiam-se: 'Quase que já o «devorei», de tal forma ele me interessou. Graficamente o nosso jornal está esplêndido'.
'É quando, à tarde, (...) deram a notícia de que o jornal se havia esgotado', não restaram dúvidas, a mudança havia sido aprovada. Comovido, no número seguinte, Paulino Gomes Júnior agradeceu: 'A todos, sem excepção, mesmo àqueles a quem menos agradámos e que, com as suas críticas nos obrigam a «trabalhar para melhorar», a todos diremos: obrigado!'.
Saiba mais sobre os ciclos de vida deste periódico na exposição Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!