Últimas indefectivações

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A mirabolante época de Arsénio

"Arsénio, jogador de baixa estatura, compensava a menor capacidade física com um sentido de oportunidade fantástico.

O início da época 1954/55 foi bastante difícil para Arsénio, não só por ter de se adaptar a novos métodos de treino impostos por Otto Glória, como por jogar numa posição diferente a que estava acostumado, a extremo. Apesar de ter jogado os dois primeiros jogos a titular e de ter apontado um golo, as suas exibições não agradaram ao técnico brasileiro. Por conseguinte, passou a actuar pela equipa de reservas. A mudança 'mexeu' com o jogador, referindo que a 'certa altura comecei a desmoralizar-me'.
Contudo, continuou a marcar em 14 jogos apontou oito tentos. Otto Glória, após uma conversa com o jogador, voltou a dar-lhe uma oportunidade. Na 19.ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Sporting da Covilhã, apontou o único golo da partida, dando assim a vitória aos 'encarnados'. Duas jornadas depois, na deslocação a Braga, o avançado repetiu o feito, merecendo a atenção da imprensa, que destacou a sua influência: 'Arsénio constitui, na verdade, um caso que merece a ponderação (...), o sentido de oportunidade e a rapidez de execução que o caracterizam resolveram muitas partidas e tais triunfos parecem apostados em prosseguir'. Mas os melhores momentos ainda estavam por vir. Nas eliminatórias da Taça de Portugal, o avançado não parou de marcar, chegando à final com a extraordinária média de dois golos por jogo. Seria a sexta final desta competição que Arsénio disputava, tendo vencido todas as anteriores.
Na partida decisiva, contra o Sporting, apesar do Benfica ter começado bem, foram os 'leões' que inauguraram o marcador, no decorrer da segunda parte. Porém, os 'encarnados' contavam nas suas fileiras com um jogador que parecia predestinado aos grandes jogos e, mais uma vez, foi determinante. Em dois minutos, Arsénio fez dois golos e deu a vitória ao Clube. Os jornais renderam-se, 'esta foi a «sua» final. Um triunfo pessoal do excelente jogador. Só ele, realmente, seria capaz de transformar o resultado e o jogo'. Para além da conquista do troféu, ainda se sagrou melhor marcador da prova.
Pode ficar a conhecer mais sobre este talentoso jogador na área 23 - Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!