Últimas indefectivações

sábado, 13 de agosto de 2016

O fel e o mel!

"O quase certo adeus do fantástico Sálvio e a aposta natural em dois jovens que serão revelações no novo campeonato.


Claro que lamentarei se o argentino do Benfica Eduardo Salvio, como é quase certo, vier a deixar a Primeira Liga portuguesa, porque Sálvio é um exemplo de fantástico jogador de alta competição, porque além de muito talentoso Sálvio tem sempre em campo uma atitude e uma determinação que impressionam. É o chamado campeão nato, que discute cada lance como se fosse o último e empenha-se em cada jogada sempre como se fosse a mais importante. Com a partida de Sálvio a Liga deve chorar!
Só mesmo por ser assim, por ser um jogador mentalmente tão forte e ter um carácter tão competitivo é que Sálvio tombou no chão a 23 de Maio de 2015, já perto do fim do último jogo desse campeonato,quando o Benfica fazia apenas a festa do título e já vencia o Marítimo... por 3-1!

Sálvio não precisava realmente nada de discutir aquela bola daquela maneira, com tanta garra e tanta determinação, como se desse dependesse o campeonato.
Era um jogo de festa, o título estava conquistado, o jogo estava praticamente ganho, o jovem argentino podia perfeitamente ter tirado o pé do acelerador, ter baixado o ritmo e a intensidade, podia ter-se dado ao luxo de passar o talento pelo relvado em vez de, como sempre fez e faz em todos os jogos, o pôr permanentemente à prova, com risco de lhe acontecer o que acabou por lhe acontecer, ao contrair grave lesão no joelho que quase lhe roubou toda a última época e tantas dúvidas passou a suscitar quanto à possibilidade de voltar a ser o que era antes do incidente.
A verdade é que Sálvio não sabe tirar o pé do acelerador, nunca soube, e ao mesmo tempo que pagou elevada factura desportiva é na verdade também isso que faz dele um jogador tão excepcional e que tanta saudade deixará a partir do momento - que se aguarda até final do mês - do definitivo adeus à Primeira Liga portuguesa.
Sálvio, está-se mesmo a ver, vai deixar o Benfica após um total de mais de 200 jogos com a camisa encarnada (em cinco épocas, a primeira das quais na qualidade de emprestado pelo Atl. Madrid) e quase 50 golos. Talvez o craque argentino não volte a ser exactamente o mesmo que era antes da grave lesão; mas é o mesmo na classe, na inteligência de jogo, na atitude de furacão com que joga e parece-me que está, agora, realmente mais próximo do que foi.

Merece toda a sorte do mundo!


Com a má notícia da perda definitiva de Sálvio - que já teria deixado a Luz a época passada se não se tivesse lesionado -, mais a má notícia da perda definitiva de Renato Sanches, mais a má notícia da perda momentânea de Ederson, primeiro, e agora Jonas para o arranque do campeonato, já este sábado, em Tondela, o campeão pode, no entanto, ter esperança de vir a promover uma das maiores revelações do campeonato, o jovem André Hora, que ainda por cima tem todo o ar de trazer consigo a mesma mística benfiquista que parecia exibida pelo jovem Renato.
Posso, naturalmente, vir a enganar-me, mas arrisco, para já, em dois nomes que deverão marcar profundamente este novo campeonato: André Horta, na Luz, e André Silva, no Dragão, este último um caso evidente de jogador à Porto, um jovem ponta de lança que tem realmente tudo para se tornar no símbolo da mística azul e branca, na linha de outros grandes nomes que todos conhecem e que (por tão exaustivo que seria), não valerá a pena enumerar.

No caso de André Horta, duas ou três notas mais: corre muito, luta imenso, procura incasavelmente o espaço e a bola, jogo à frente e atrás, sobre a direita e sobre a esquerda. Não fazem sentido as comparações, evidentemente, mas parece-me tecnicamente melhor do que Renato embora Renato seja mais poderoso e intenso e tenha um invulgar impulso com a bola.
É André Horta, para os devidos efeitos, um verdadeiro 8, e aposto que vai dar muito que falar.
E a mística? Pois, a mística... Será que é vulgar um jogador festejar um golo como ele festejou o golo de Cervi, agora, na Supertaça? É impossível não relacionar isso à paixão clubística de André, Um guerreiro!

Do mesmo modo me parece inevitável, sublinho, associar o nome de André Silva à melhor definição de... jogador à Porto! O que surpreende, agora, já nem é tanto isso, mas a qualidade intrínseca de puro atacante que revela o jovem a quem Nuno Espírito Santo quis, simbolicamente, dar a camisa 10.
Somando uma coisa à outra, pode realmente André Silva vir a tornar-se num peso muito pesado neste novo FC Porto e vir a ser muito mais do que um jogador, no sentido em que a sua forma de combater, o espírito de conquista, a ambição de vencer e de ajudar a recolocar o emblema do Dragão na primeira linha seguem as impressões digitais de outras estrelas como Baía, Jorge Costa ou Couto, para citar, como exemplo, apenas alguns dos nascidos e criados na esfera da mais vencedora equipa portuguesa das últimas décadas. O que lamento é que à ascensão do jovem André pareça corresponder o desaparecimento de Aboubakar, fantástico atacante que bem merecia ser mais visto por cá pela qualidade que nele se descobre.
Nem sempre o futebol é justo com os bons.

PS - Aconteça o que acontecer no futebol dos Jogos Olímpicos, Rui Jorge já será o último a rir. Ele tem tudo para suceder a Fernando Santos quando este deixar o comando da principal Selecção portuguesa!"

João Bonzinho, in A Bola

3 comentários:

  1. Entre tantos "considerandos" que roçam a vacuidade jornalîstica , tão comum em Portugal e especialmente neste jornal de gente "obsequiosa" , dà para entender ,( seguindo a lôgica deste Bonzinho...) , que Sàlvio lesionou--se por " atitude a mais "...Fora dos relvados por bastante tempo estiveram também , Luisão (no derby sofreu falta maldosa para penalty ,não assinalado...) e Gaitan ...tudo por causa da "atitude a mais " desse jogador baixinho chamado joão pereira ,que deixa a vida em campo , especialmente contra o Benfica , (talvez por ter sido corrido da Luz...) , que passa os jogos à " foeirada " ,sem reparos especiais ... Este "cronista do vazio", esqueceu , na altura dos factos , de dar a sua opinião , certamente para não estragar a pretensa"onda verde" , anunciada por todos o "experts" do jornalismo desportivo , especialmente no jornal onde ele escreve...ONDA essa que não passou de um VENTO DE FORçA ZERO , contrariando TODOS OS COMENTADORES que opinam sobre FUTEBOL.

    ResponderEliminar
  2. Entretanto vale a pena ler o inicio da campanha do Anão Lagarto Rui Santos no Record de hoje...o mentor e filósofo do Babalu Parvalho já iniciou a campanha anti--Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Os cães de fila já estão todos perfilados para tentar atrapalhar a vida ao Glorioso. Mas tenho cá uma fezada (não digam nada a ninguém) que se vão f... outra vez.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!