Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Autor e intérprete em enttevista

"A história de dois homens e uma canção. Uma ligação para a posteridade. Um êxito intemporal.

A 12 de Novembro de 1956, o fotógrafo Roland Oliveira registou a entrevista de Paulino Gomes Júnior a Luís Piçarra. Porém, esta fotografia retrata muito mais do que um episódio do trabalho do então director do jornal O Benfica. Nela, estão autor e intérprete de um dos maiores êxitos musicais de exaltação clubista de que há memória.
O tenor Luís Piçarra (1917-1999), 'um dos mais populares e cosmopolitas cantores portugueses do século XX', foi um homem com uma carreira repleta de êxitos, tendo actuado nas principais salas do país e em palcos de todo o mundo. Mas o homem que se orgulhava de ter gravado 999 canções gravou uma que ainda hoje se canta por esse mundo fora. É essa a canção que o unirá para sempre a Paulino Gomes Júnior.
Tudo começou cerca de três anos antes dessa entrevista quando, no II Sarau da Comissão do Novo Parque de Jogos, a 11 de Abril de 1953, no Pavilhão dos Desportos, Luís Piçarrra interpretou pela primeira vez em público a canção 'Ser Benfiquista', com letra e música de Paulino Gomes Júnior. O êxito foi 'tão clamoroso, que o público ovacionou longamente, de pé, autor e interprete' e pediu bis.
No momento da entrevista registada pela lente de Roland, Luís Piçarra tinha acabado de chegar de Angola, para onde partiu 'contratado por mês e meio e esteve lá seis, que não se prolongaram porque a «saudade mata a gente»...'.  As perguntas foram variadas: 'Como foi recebido', 'E os benfiquistas, Luís, os benfiquistas de Angola?'. Mas a pergunta que pululava na boca de Paulino não tardou, o que o entrevistador mais queria saber era se a sua música tinha sido cantada em terras angolanas. 'E a resposta, risonha, feliz, disse (...) tudo - Se a cantei? Cantei-a sempre, mesmo nos espectáculos organizados pelos sportinguistas. Não sei porquê, mas chegou a parecer-me que todos, sem distinção de clubismos, queriam ouvir a sua canção - Bem, a nossa...'.
Hoje, sessenta anos depois, 'Ser Benfiquista' é tida por muitos como o hino do Clube, está na ponta da língua de todos os benfiquistas e é presença assídua no Estádio da Luz, em todos os jogos.
Poderá encontrar esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, até 15 de Outubro na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!