Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de maio de 2016

De John le Carré ao 'derby' da Baía

"Os contornos de uma eventual nomeação do árbitro Hugo Miguel para o Benfica-Nacional podiam servir de enredo a um livro de John le Carré. Ter-se-á tratado do derradeiro episódio rocambolesco de uma época que ficará na memória pelo estado de guerra latente entre os rivais de Lisboa. É uma pena que algumas histórias de bastidores não possam conhecer a luz do dia, porque integram teias de cumplicidades que vão sendo urdidas à medida de vontades que mudam à velocidade da luz. Como em qualquer boa história de espionagem, não valerá a pena ir à procura de bons e maus, a que lado da cortina de ferro pertencem os protagonistas. O que é certo, no fim de muita diligência, ao longo de várias semanas, é que para o jogo mais equilibrado da jornada foi nomeado um árbitro internacional; e por isso Hugo Miguel estará na pedreira de Souto Moura a dirigir o SC Braga-Sporting.
Em Portugal, e é essa a constatação que gostava de trazer a este escrito, há uma presunção enraizada por parte dos dirigentes do futebol de que vale a pena pressionar, agitar e colocar em dúvida tudo e todos, por tudo e por nada, numa lógica por vezes, até, cabalística e esotérica. Porém, a maior parte das vezes estes filmes não passam de poeira cósmica, em contraste com aquilo que as equipas mostram dentro das quatro linhas. É nesse terreno sagrado que tudo se decide em função do que fazem os jogadores.
Se a Máfia mandasse no futebol, o Palermo era campeão de Itália todos os anos. E nunca foi. E se os jogos fossem ganhos na macumba, o derby da Baía, entre o Vitória e o Esporte Clube, acabava sempre empatado."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Só alguém muito distraído não percebeu que a pseudo-notícia publicada pela Bola, falando de um suposto incomodo do Benfica pela potencial nomeação do Huguinho para o Benfica-Nacional, foi colocada pelo Babalu... que aliás já tinha a 'resposta' preparada!
E assim no jogo mais complicado da 'época' os Lagartos têm um parceiro oficial a apitar... e o Benfica leva com um ex-Juve Leo!
E até parece que tivemos 'sorte'!

1 comentário:

  1. É a chamada lavagem omo. O Benfica devia ter sido campeão em casa com o Guimarães. Todo este equilíbrio competitivo é artificial. Se fosse ao contrário era uma novela diária. Como não têm nada onde se agarrar, inventam.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!