Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O maior clube do Norte

"Foram quatro dias nos distritos e de Braga. Entre outros, na companhia do António Simões, figura emblemática do nosso Benfica. Contactos múltiplos, encontros, reencontros, novos conhecimentos, sempre gente, muita gente. Também bola, sempre boa, muita bola.
Ainda há dúvidas? Não obstante a excelente atmosfera emocional do Clube, muito sentida nas paragens nortenhas, qual é mesmo o emblema desportivo mais querido em toda a região? O Benfica, disparadamente.
Chegou a ser comovedor certificar, nestes dias recentes de convivências variadas, a estima de que o Benfica é usufrutuário a Norte do Douro. Não há uma rua, uma praça, um estabelecimento, uma casa particular que não revele pessoas com simpatia pelo Benfica. Mais do que simpatia, efectiva veneração. A popularidade do Clube tem uma aura singular. Existe enorme apreço pela sua história, emoção pelo seu presente, confiança no seu porvir.
A Norte, os sentimentos são muito arreigado, até inveterados. Vive-se o Benfica com paixão incontida. A distância da Luz ainda confere mais e melhor luz aos aficionados. É um clarão de prazer, um esplendor de contentamento. O Benfica reina, magnânimo, do imaginário popular.
Há quem se arrogue de principal defensor, no domínio da bola, das gentes nortenhas. Pura sobranceria, manifesta arrogância, inequívoca desfaçatez, evidente falsidade. O Benfica é, sem querelas ou controvérsias, a mais representativa insígnia do povo do Norte."

João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!